UFRR apresenta resultados de convênio com o Instituto Nokia e Ajuri
A Universidade Federal de Roraima realizou nessa sexta-feira (29), a cerimônia de apresentação dos resultados do convênio da UFRR com a empresa multinacional Nokia e a Fundação Ajuri (UFRR-INdT-AJURI). O evento ocorreu no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).
Participaram da atividade evento o coordenador do convênio, professor Roberto Câmara, o diretor executivo da Ajuri, professor Roberto Ramos, a Pró-reitora de Pesquisa, Rosângela Duarte, a senadora Ângela Portela que colaborou na articulação do convênio, o representante da Suframa, José Airton e a reitora da UFRR, professora Gioconda Martinez. Os docentes e acadêmicos bolsistas envolvidos na ação também participaram do encerramento.
O convênio firmado com o Instituto Nokia permitiu, desde setembro de 2014, a pesquisa e o desenvolvimento de softwares e a implantação de uma rede aberta de acesso à internet no município de Alto Alegre. Foram instalados na UFRR dois laboratórios para desenvolvimento de aplicativos e programas digitais. As salas funcionam no bloco III do campus Paricarana.
No laboratório de Mobile Apps cinco aplicativos foram desenvolvidos por professores e alunos de Ciências da Computação e Artes Visuais. O outro espaço sedia os projetos Cidade Digital (um laboratório de infraestrutura de redes) e Maloca Digital. O Maloca Digital consiste na utilização do Nokia Data Gathering (NDG) em aparelhos móveis para auxiliar na coleta de dados na comunidade por agentes públicos, por meio da aplicação de questionários.
Esta é a primeira ação deste tipo da Nokia fora da área do polo industrial de Manaus, onde já mantém parcerias com diversas instituições de ensino superior. A ideia da parceria nasceu em novembro de 2013, quando equipes da Suframa e da empresa visitaram a UFRR.
Redes Sociais