Clínica Veterinária no campus Cauamé é inaugurada
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) inaugurou nesta quinta-feira, 28, a Clínica Veterinária do Campus Cauamé, localizado na área rural de Boa Vista. A obra teve investimento de R$ 554.927,39 de recurso do Plano de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni). A cerimônia contou com a presença da reitora Gioconda Santos e Sousa, de pró-reitores, diretores, chefes, coordenadores, técnicos administrativos e estudantes.
A clínica dará suporte ao curso de medicina veterinária e as atividades de ensino, extensão e pesquisa, além de estar à disposição da comunidade em geral, realizando atendimentos em diversas áreas.
O prédio abrange uma área de 624,95m2, e possui cinco salas de professores uma sala de recepção, sete salas, hall de acesso, dois banheiros, um lavatório, um curral cercado e quatro baias.
“Estamos iniciando a realização de um sonho. A clínica é uma necessidade interna do curso e da população. É um espaço fundamental para o ensino, pesquisa e extensão. O ambiente comporta inúmeras áreas como clínica e cirurgia de pequenos animais, animais silvestres, que é uma demanda crescente”, ressaltou a professora Fabíola Flores, presidente da Comissão de Estruturação do Complexo Clínico Veterinário. “Queremos construir um curso de qualidade para formar profissionais qualificados para o mercado”, completou.
Em discurso, a reitora Gioconda Santos e Sousa destacou o empenho dos professores e profissionais que se dedicaram em tornar realidade o curso e as instalações. “O curso de medicina veterinária nasceu no Reuni e nos empenhamos para aprová-lo. Esse é um momento muito importante para a universidade”, disse.
Nos últimos anos, o Campus Cauamé ganhou instalações que beneficiaram os cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, além dos cursos de mestrado e doutorado em Agronomia. Grande parte das obras foi entregue à comunidade no segundo semestre de 2013 como asfaltamento e construção de calçadas, reformas da Casa do Vaqueiro e da Biofábrica e os prédios dos Laboratórios I e II de Zootecnia, além do Centro de Pesquisa em Nutrição Animal do Cauamé. “Nossa meta é transformar o campus Cauamé em uma cidade universitária”, disse o pró-reitor de Infraestrutura de UFRR, Joel Carlos Moizinho.
Redes Sociais