Ministério da Educação premia ideia sustentável apresentada por aluno da UFRR
Ao utilizarmos um bebedouro, parte da água acaba sendo desperdiçada, escorrendo pelo ralo. Na UFRR, a realidade é outra. Esta água que seria “jogada fora” é utilizada para molhar as plantas dos jardins da instituição.
Esta nova prática passou a ser aplicada a partir da sugestão do estudante do curso de contabilidade da UFRR, Lausson Magalhães. A ideia foi premiada no Desafio da Sustentabilidade, durante o Congresso Internacional de Gestão de Inovação da Educação do Setor Público (CIGISP 2015), realizado em abril.
O evento, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), consiste em um fórum para promoção das inovações no setor público. A consulta pública recebeu mais de 18 mil ideias com soluções para a redução dos gastos com água e energia elétrica nas instituições federais de ensino.
A proposta apresentada por Lausson e a de outros estudantes premiados fará parte de uma coletânea que será distribuída para todas as universidades federais do país. Será obrigatório que as práticas sustentáveis sejam adotadas por todas as instituições públicas de ensino.
O acadêmico, que contou com o apoio do Núcleo de Inovação e Tecnologia e da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da UFRR, comemora a aprovação de sua proposta. “Fiquei feliz com o resultado. Estou sempre atento a esta questão do uso sustentável dos recursos”, comentou.
Lausson é também bolsista do programa Pró-Amazônia de Sustentabilidade e Biodiversidade da Amazônia, pelo qual trabalha no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, apresentando propostas relacionados ao uso sustentável da água no cultivo de plantas e no trato com os animais.
UFRR adota outras práticas sustentáveis desde 2013
Além da reutilização da água dos bebedouros, outras práticas sustentáveis são colocadas em prática pela UFRR desde 2013 por meio do Plano de Gestão Logística e Sustentável.
O documento, aprovado pelo Conselho Universitário em agosto daquele ano, contém sete planos de ação correspondentes aos seguintes temas: material de consumo, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, deslocamento de pessoal e compras e contratações sustentáveis.
Como parte das ações para reduzir o consumo de energia elétrica, por exemplo, a Universidade Federal de Roraima instalou postes solares. Os postes produzem energia limpa, renovável e gratuita.
Redes Sociais