UFRR e TRE implantam programa Eleitor do Futuro na Escola de Aplicação
O programa Eleitor do Futuro, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), será realizado em 2015 em duas unidades de ensino de Boa Vista: a Escola de Aplicação da UFRR e a Escola do Serviço Social da Indústria (SESI).
No dia 4 de maio, os professores e a equipe pedagógica das instituições participaram, no auditório da Escola de Aplicação, de uma oficina de capacitação. O treinamento foi realizado pelo secretário da EJE-DF, Ronaldo Franco.
Durante a oficina, Ronaldo explicou como o programa deverá ser executado e qual será o papel dos professores e da equipe pedagógica nesse processo. “Esse primeiro contato com os professores é essencial para o desenvolvimento do Programa na escola, pois eles serão os facilitadores. Serão responsáveis por ministrar aulas, palestras e seminários juntamente com os servidores da Justiça Eleitoral. Ficamos muito otimistas com a participação expressiva dos docentes”, disse o secretário da EJE-DF.
Ao todo, cerca de 30 profissionais participaram do treinamento e puderam conhecer a história e o objetivo do Programa.
Após a fase teórica, em cada escola cadastrada será realizada uma campanha eleitoral, ocasião em que os estudantes/candidatos terão a oportunidade de apresentar suas propostas e de debater suas ideias entre si e com os eleitores. Nessa etapa, será permitida a propaganda eleitoral como entrega de “santinhos”, colocação de banners, utilização de camisetas e bonés, botons, realização de jogos e gincanas.
Ainda de acordo com a programação, as crianças e os adolescentes terão a oportunidade de ter contato direto com a urna eletrônica e poderão vivenciar as relevantes atividades desenvolvidas pelos colaboradores convocados pela Justiça Eleitoral para o dia do pleito.
Eleitor do Futuro - O Programa Eleitor do Futuro foi idealizado e lançado pelo ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sua gestão no ano de 2002 e, desde então, é executado em parceria com os TRE´s em todo o Brasil.
Em Roraima, o programa teve execução na gestão do biênio 2003⁄2005, tendo alcançado desempenho positivo ao ponto de projetar o Tribunal à responsabilidade de coordenação executiva do programa em plano nacional, época em que o então presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, ocupou o cargo de presidente da Comissão Executiva Nacional do Projeto Eleitor do Futuro. Em 2014, o Programa foi retomado por Campello e realizado na Escola Estadual São Vicente de Paula.
Texto da Ascom do do TRE-RR.
Redes Sociais