UFRR inicia novos cursos de extensão para reeducandos
Desde 2014 a Universidade Federal de Roraima (UFRR) vem desenvolvendo ações voltadas aos reeducandos do Estado, como cursos e inclusão em atividades administrativas. Na segunda-feira (11/05) a UFRR iniciou o curso de biojóias para 30 reeducandas da Penitenciária Feminina de Boa Vista. O curso acontecerá até 15 de maio, com aulas ministradas dentro da instituição carcerária.
Este é o terceiro curso já realizado dentro das penitenciárias de Roraima, e foi pensado em favor das mulheres que cumprem pena em regime fechado. O objetivo é ensiná-las a fabricar semi jóias, mais precisamente biojóias. As aulas são ministradas em convênio com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc/RR).
Ainda no mês de maio, serão ministrados os cursos de Redação e de Resenha, cada um com 20 vagas voltadas a homens e mulheres do sistema prisional. O curso de Redação ocorrerá de 11 a 22 de maio e o de Resenha entre os dias 18 e 25 de maio. Para o segundo semestre estão programados os cursos de jardinagem aos reeducandos e manicure às reeducandas.
As atividades dos cursos de extensão fazem parte do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Trata-se do Programa de Qualificação Profissional, com o objetivo de diminuir os índices de reincidência criminal, oferecendo capacitação, treinamento técnico e apoio estratégico como forma de propiciar aos presos um leque maior de alternativas para a obtenção de trabalho, dentro do sistema prisional e também fora, possibilitando a reinserção no mercado de trabalho.
O programa já realizou dois cursos, que atenderam a reeducandos dos regimes semiaberto e fechado. O primeiro, de inclusão digital, atendeu 22 reeducandos do regime semiaberto, propiciando informações básicas de acesso ao mundo do conhecimento sobre informática e de conhecimento sobre o mundo digital.
O segundo curso foi direcionado para os agricultores que hoje estão inseridos dentro do regime fechado de cumprimento de pena e possibilitou a capacitação em Horticultura Orgânica de 28 reeducandos que frequentaram as aulas dentro da Penitenciaria Agrícola do Monte Cristo.
Redes Sociais