Ministro da Educação participa de formatura do Pronatec na UFRR

Published: Thursday, 21 November 2013 17:53 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:08

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou na tarde desta quinta-feira da formatura de 920 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A cerimônia foi realizada no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Na ocasião, o ministro inaugurou oficialmente o Espaço Cultural do Instituto Insikiran, construído próximo às salas de aula da unidade de ensino, e o Centro Amazônico de Fronteira (CAF). No Insikiran, o ministro foi recebido pelos alunos do instituto, que o saudaram entoando cânticos indígenas.

A formatura do Pronatec contou com a presença de alunos de todo o estado. Integraram a solenidade de abertura, além do ministro da Educação, o governador do Estado, José de Anchieta, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, e demais autoridades. O reitor da UFRR em exercício, professor Dr. Reginaldo Gomes, abriu a cerimônia destacando em discurso a história da UFRR e a importância da Universidade para a inclusão social por meio do Ensino Superior.

Mercadante também ressaltou a importância do estudo para a formação de trabalhadores mais qualificados para o mercado de trabalho e pediu uma salva de palmas para os professores e professoras que formaram os alunos. “Esse é um programa pelo qual a presidenta Dilma tem o maior carinho”, destaca. O ministro ainda salientou que, em meio à crise mundial, o Brasil apresenta um dos menores índices de desemprego do mundo, somando 20 milhões de novas vagas nos últimos 10 anos. “Não podemos ter uma relação passiva com o emprego, temos que ser empreendedores. Criamos um mercado de consumo que movimenta a economia, mas só podemos fazer isso se o trabalhador brasileiro estiver preparado para o mercado de trabalho, com formação de qualidade e gerando mais produtividade”, afirma.

Dorival Morais Machado, 34 anos, é um desses trabalhadores que busca na formação uma melhor oportunidade de vida. Morador de Iracema, ele representou os alunos da UFRR na solenidade de formatura, ao receber o certificado das mãos do ministro Aloizio Mercadante. Dorival cursou a Extensão em Bovinocultura de Leite motivado por um tio que já trabalha nessa área da Produção Animal. “Também já fiz cursos pelo Senar, de Suinocultura”, conta.

O Pronatec é um programa ofertado pelo Governo Federal com o objetivo de potencializar a oferta de Educação Profissional nas redes de educação técnica instaladas no país. O programa também fortalece o Ensino Médio por meio da oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e fomenta a qualidade dos cursos técnicos por intermédio da integração das redes de EPT do país às redes estaduais de Ensino Médio. Em Roraima, os cursos do Pronatec são ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e Universidade Federal de Roraima (UFRR). De acordo com o ministro da Educação, até 2014, serão investidos 14 bilhões de reais em oito milhões de matrículas em todo o país.

Em Roraima, de 2011 até o final do ano de 2012, foram capacitados 7.325 alunos do Ensino Médio Regular nos eixos tecnológicos de Gestão, Saúde, Infraestrutura, Turismo, Hospitalidade, Idiomas, Comércio e Negócio, Tecnologia Educacional, Controle e Processos Industriais, Ambiente e Segurança.