Grupo de Moçambique realiza oficina de dança para alunos da UFRR

Published: Thursday, 21 November 2013 11:41 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:08

O grupo moçambicano Khensane realizou nesta quarta-feira (20), às 19h, uma oficina de dança para os alunos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A atividade foi realizada no parlatório do campus Paricarana e teve como objetivo promover a aproximação dos alunos com a cultura africana.

A aula de dança teve a participação de 20 alunos da UFRR. O grupo Khensane ministrou 1h de aula, ensinando duas danças típicas da cultura moçambicana: a Marrabenta e a Galanga. Após a aula, o grupo se apresentou no palco do parlatório.

A oficina faz parte da programação da IV Semana da Consciência Negra e do V Festival de Capoeira, promovida pela UFRR em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, Coordenadoria de Relações Internacionais da UFRR, Federação de Capoeira e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A estudante de Relações Internacionais e integrante do grupo de dança da UFRR, Karen Camurça, 21, relata: “é muito interessante aprender um pouco da cultura e da dança moçambicana. Eu particularmente não conhecia nada. Para mim era só o batuque e o som do tambor”.

“Eu me apaixonei incrivelmente pela oficina de dança, por esse ritmo. Já tinha ouvido falar dos ritmos africanos, mas ainda não tinha tido a oportunidade de aprender, e eu pretendo introduzir esse movimento ao grupo em que faço parte”, disse Mateus Gouveia, 23, estudante de Química e também integrante da equipe de dança da UFRR.
A programação desta quinta-feira (21) terá oficinas de Jogos Africanos e Tabuleiro, Samba de Gafieira, Teatro imagem sobre a história dos afrodescendentes e roda de capoeira do Movimento Novo.

Na sexta- feira (22) haverá feira de artesanato, alimentação e uma exposição fotográfica.  Às 18h será feito um arrastão musical com a banda Paricarana tocando no trio elétrico Foliacultura, que partirá da entrada da UFRR (Av. Capitão Ene Garcez) até o estacionamento do Restaurante Universitário. Os shows de encerramento serão feitos pelas bandas de reggae Guy-bras e Tribo de Jah.

Leia o folheto com a programação.