Programa garante participação em alunos em eventos científicos

Published: Wednesday, 20 November 2013 13:38 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:08

Para garantir a participação dos alunos de graduação em eventos científicos, congressos, seminários e encontros em âmbito nacional e internacional, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) mantém o programa de auxílio Pró-ciência. A iniciativa contribui para a formação acadêmica e favorece a troca de experiências e conhecimentos dos contemplados.

O programa é coordenado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão. Este ano beneficiou 75 alunos de vários cursos com valores que variaram de R$ 350,00 a R$ 1.410,00. Os contemplados participaram de eventos em diversas cidades brasileiras, como Manaus (AM),  Belém (PA), Brasília (DF) e Gramado (RS).

O Pró-ciência também garantiu a participação de acadêmicos em eventos realizados na cidade de Maracaibo (Venezuela) e na comunidade indígena Aishalton, na República Cooperativista da Guyana.

Entres os beneficiados pelo programa estão Castro Silva, Mirian Gabriela Braga, Sônia Ana Bento, Gabriela Peixoto e Sara Lima, do curso de Gestão Territorial Indígena, do Instituto Insikiran. Os cinco participaram do III Congresso Nacional de Antropologia, realizado em Maracaibo (Venezuela) no início do mês de novembro.

Supervisionados pela professora Maria Bárbara de Magalhães Bethonico, que também participou do Congresso, os alunos indígenas apresentaram diversas pesquisas que estão em andamento no Instituto Insikiran.

Os alunos destacaram a importância da experiência, que valorizou a cultura dos povos indígenas de Roraima e permitiu o intercâmbio com etnias da América do Sul e com estudantes universitários da Venezuela. Além disso, lhes permitiu conhecer pesquisas que estão sendo realizadas no país vizinho, envolvendo temas de saúde, educação e cultura.

Veja as pesquisas que foram apresentadas na Venezuela pelos alunos do Insikiran:

“Terras demarcadas em ilhas da etnoregião Taiano-Murupu” (autora: Sônia Ana Bento da Silva – bolsista de projeto de pesquisa)

“Garimpo: prejuízo para os povos da Terra Indígena Yanomami” (autor: Castro Costa da Silva – bolsista PIC)

“Comunidades Barro e Surumu: a percepção no uso da água” (autora: Gabriela Nascimento Peixoto – bolsista PIC)

“MERUNTÎ KE MAKUUSI YAMÎ KOMANTO: a luta pela terra e resistência do povo Macuxi” (autoras: Sara Souza Lima e Mirian Gabriela Gregório Braga – bolsista de projeto de extensão)

“Gestão territorial e gestão da água: uma discussão necessária para os povos indígenas” (autora: professora doutora Maria Bárbara de Magalhães Bethonico – coordenadora dos projetos de pesquisa e extensão e orientadora dos alunos)