Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Gestores Culturais participam de palestra realizada pelo MinC e UFRR

Published: Friday, 17 April 2015 14:30 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:13

Gestores de 14 municípios do Estado ligados à área cultural, participaram nesta sexta-feira, 17, da palestra Qualificação da Gestão da Cultura: estratégias e desafios”. O objetivo foi promover o debate e a troca de experiências entre os gestores sobre o cenário atual, os desafios, as realizações e os novos caminhos para os mesmos.

O evento, que ocorreu nesta manhã no Espaço de Cultura e Arte União Operária, foi uma realização conjunta da UFRR com o Ministério da Cultura (MinC) e faz parte das atividades do Módulo I do Curso de Extensão em Gestão Cultural. A palestra foi ministrada pelo secretário Nacional de Articulação Institucional do Ministério da Cultura - MinC, Vinícius Wu.

“Nossa missão como representantes da cultura é proporcionar momentos como esse. Impulsionar a gestão cultural no Brasil e fortalecer o processo de parceria com as universidades públicas”, ressaltou Wu.

Para a produtora Cultural, Selmar Almeida, a palestra contribuiu para somar a favor do processo de fortalecimento das estratégias culturais. “A nossa demanda ainda não foi suprida, mas unido somos fortes. Estamos como muitos representantes dos municípios e contamos com a colaboração de todos para formarmos projetos na área cultural”, frisou Almeida.

O secretário de Cultura do Estado, Marcos Jorge de Lima, observou que a palestra vem qualificar os gestores dos municípios, oferecendo estratégias para formulação de projetos.

 

PARTICIPANTES

A palestra contou com a presença de Delson Luis Cruz, Representante Regional Norte; Reginaldo Freire, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) Norte e Nordeste, além de cantores, compositores, poetas, escritores e dançarinos.

SOBRE O CURSO DE GESTÃO CULTURAL

O curso é voltado para gestores públicos, conselheiros e agentes de cultura atuantes no estado de Roraima e tem a finalidade de dotar os participantes de informações relacionadas à gestão e à formulação de políticas públicas de cultura local e regional. O programa possui carga horária total de 160 horas, estruturado na modalidade presencial com conteúdo organizado em cinco módulos alinhados entre três eixos temáticos: Políticas Públicas de Cultura; Diversidade Cultural e Desenvolvimento; e Planejamento e Gestão Pública da Cultura.

A ação é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE), e o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), e conta ainda com o apoio da Fundação Ajuri.

registrado em:
Fim do conteúdo da página