UFRR encerra Congresso Mundial com resultados positivos
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) promoveu entre os dias 8 e 10 de abril o II Congresso Mundial de Comportamentos de Saúde Infanto-juvenil. Conforme a organização, o evento contou com cerca de 200 participantes e o resultado foi bastante positivo.
Conforme a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRR, o Congresso teve bastante êxito. “Todos os simpósios e conferências, além da apresentação de pôster na quinta, tiveram um público muito presente, não só de profissionais, mas também dos nossos acadêmicos, principalmente de graduação. Atingimos nosso objetivo de promover o debate e despertar para as leituras de trabalhos e pesquisas que temos publicados, tratando sobre temas atuais na saúde e educação”, disse.
Com o tema “Educação e Saúde: desafios em busca de qualidade de vida”, o evento teve a participação de vários palestrantes internacionais como os professores doutores Andreia Jorge Silva da Costa, José Pacheco, Jorge Bonito e Carlos Albuquerque, de Portugal, Caridad Castaneda Gueimondes, de Cuba e Carolyn Stephan, da Argentina. Também houve a participação de palestrantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Roraima.
“A troca de experiências com os professores que vieram de outros países e estados foi muito rica, pois todos tiveram a oportunidade de conhecer outras realidades”, frisou a pró-reitora.
De acordo com a organização do congresso, o objetivo da ação foi discutir temas atuais na saúde e educação em todos os níveis, envolvendo os participantes, apresentadores de trabalho e membros da comissão em diálogos e experiências práticas relacionados com a formação de professores e o ensino e a aprendizagem nas escolas, explorando e celebrando o melhor da prática e da pesquisa.
Foram abordados os seguintes temas: Educação e Saúde na Escola, Educação e Saúde na Família, Perfil Epidemiológico do Estado de Roraima, Panorama Epidemiológico da Amazônia, Saúde e Comportamento Infanto-Juvenil, Saúde e Qualidade de Vida, e Educação e Saúde Infanto-juvenil: uma visão interdisciplinar.
Para Ticiane Batista de Brito, acadêmica do 3º ano de Enfermagem na UFRR, o Congresso possibilitou vivências diferentes com a possibilidade de conhecer outras realidades. “As conferências tiveram temas específicos como a obesidade e a saúde infantil com uma abordagem mundial, foi muito interessante”, destacou.
Resultados – O Congresso ainda não havia encerrado, e os pesquisadores roraimenses já obtiveram alguns resultados. O Centro de Biologia (CBio), com a coordenação dos professores doutores Fabiana Granda e Pablo Oscar Amenzaga, expuseram 10 trabalhos de alunos em forma de pôster o que possibilitou um estreitamento na relação com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde.
“A vinda de pesquisadores de fora auxiliou na manutenção de parcerias e abriu perspectivas para outros trabalhos. Expusemos sobre epidemiologia molecular, realizamos estudos epidemiológicos de doenças como dengue e Chikungunya, fazemos sensibilização da população, além de trabalhar sobre a saúde do homem. O resultado das nossas pesquisas fortaleceu os laços entre pesquisadores de fora, a UFRR e o Estado de Roraima. Foi uma ótima oportunidade de mostrar o trabalho realizado aqui”, enfatizou a professora doutora Fabiana Granja.
Redes Sociais