Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

TV Universitária terá duas semanas de programação especial pelas comemorações do Dia do Índio

Published: Monday, 13 April 2015 04:30 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:13

Na TV Universitária de Roraima (Canal 2), o Dia do Índio vai durar duas semanas. De 13 a 24 de abril, a emissora terá uma programação especial local, com a exibição da série documental Índios no Brasil e do documentário roraimense “O índio e o karaiwa: arte e contato”.

A série Índios no Brasil será veiculada de segunda a sexta-feira, a partir das 18h30, depois do jornal Repórter Roraima. O documentário “O Índio e o Karaiwa” será exibido pela primeira vez em televisão no dia 18, às 15h.

“Esta é uma mostra de como pretendemos atuar no futuro, dando espaço à produção independente. Estamos trabalhando para realizar mudanças na TV Universitária de modo que seja cada vez mais comum a abertura de espaço para iniciativas desse gênero”, relatou o diretor do Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal de Roraima, Renato Rocha.

Índios no Brasil - A série de dez programas para televisão Índios no Brasil mostra como vivem e o que pensam os indígenas de nove povos brasileiros: os Ashaninka e Kaxinawá do Acre; os Baniwa do Rio Negro, no Amazonas; os Krahô de Tocantins; os Maxacali de Minas Gerais; os Pankararu de Pernambuco; os Yanomami de Roraima; os Kaiowá do Mato Grosso do Sul; e os Kaingang da região Sul do País.

A série traz entrevistas com habitantes de diferentes partes do País, que expressam a relação, nem sempre amistosa, entre o indígena e o não-indígena, desde a época do “descobrimento” até os dias atuais. São os temas enfocados pelos personagens da série: identidade dos indígenas, suas línguas, seus costumes e tradições, a colonização e o contato com o não-indígena, a disputa pela terra, a integração com a natureza e os direitos conquistados.

Índios no Brasil é uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação, produzida pela ONG Vídeo nas Aldeias. Um dos entrevistados da série é o xamã yanomami Davi Kopenawa, líder indígena de Roraima conhecido internacionalmente.

O Índio e o Karaiwa - O documentário foi dirigido pelo jornalista Éder Rodrigues e pelo publicitário Jpavani e tem duração de 20 minutos. Traz entrevistas com artistas indígenas e imagens do II Encontro de Todos os Povos, ocorrido em 2014, no Espaço de Cultura e Arte União Operária, em Boa Vista (RR). O filme discute sobre as expressões da arte contemporânea em que os indígenas do extremo norte do Brasil são os protagonistas.

Dia do Índio - O Dia do Índio, 19 de abril, foi criado no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto-lei 5.540, de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do congresso, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página