Semana da Consciência Negra e Festival de Capoeira-Terceiro dia de atividades. Participe!

Published: Tuesday, 19 November 2013 05:37 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:08

De 18 a 22 de novembro, a UFRR promove a IV Semana da Consciência Negra e o V Festival de Capoeira da UFRR, no campus Paricarana. O evento é gratuito e aberto ao público. Uma semana com oficinas, rodas de conversa, exposições fotográficas, oficinas e apresentações de grupos artísticos de cultura negra popular, dentre outras atividades.

Nessa terça-feira, houve rodas de conversa e várias oficinas como a de Máscaras Africanas e a Capoeira com o Mestre Dunga (Minas Gerais). O público também teve a oportunidade de conhecer jogos africanos, dentre outras atividades.

As atividades ocorreram no estacionamento do Restaurante Universitário e terão continuidade nesta quarta-feira (confira a programação).

Abertura - O músico Marcelo Yuka, fundador do grupo O Rappa, foi o responsável pela abertura da Semana, nessa segunda-feira (18/11), no Centro Amazônico de Fronteira. Ele ministrou a palestra Arte como ferramenta para transformação social.

Em sua fala, dentre outros aspectos, ele defendeu que a escola e a arte devem ser os instrumentos utilizados para evitar o ingresso na criminalidade. "Entendi que música não serve apenas para entreter, mas também para despertar sensações, ações. A arte faz com quem você pergunte quem é você, questione. A partir deste momento, você torna-se forte", comentou o músico.

Após a apresentação de Yuca, o público teve a oportunidade de conferir a apresentação cultural do grupo africano Khensane, de Moçambique, pela primeira vez no Brasil. O grupo impressionou por sua musicalidade e energia.

Encerramento - Como atração cultural de encerramento do evento, haverá um arrastão Foliacultura que partirá da entrada da UFRR (av. Ene Garcez) até o estacionamento do restaurante universitário com a participação da banda Ben Charles e Los the os, banda Guy Braz e a banda Tribo de Jah que apresenta suas músicas em estilo de reggae, ritmo presente na cultura negra.