Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Fortalecimento da Internacionalização – UFRR recebe mais 44 estudantes estrangeiros

Published: Friday, 13 March 2015 18:25 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:13

 

Quarenta e quatro estudantes vindos de vários países começam a estudar na Universidade Federal de Roraima a partir desta segunda-feira (16/03). Eles se somam aos 24 estudantes intercambistas que já frequentam aulas na instituição, totalizando 68 acadêmicos estrangeiros. A chegada de novos alunos representa o expressivo fortalecimento de um processo de internacionalização iniciado em 2012.

 

 

Os novos alunos foram recepcionados no Salão Nobre da UFRR, nessa sexta-feira (13/03), em um encontro promovido pela Coordenadoria de Relações Internacionais (Crint). Um momento de apresentar aos novos estudantes a instituição em que agora irão frequentar cursos de graduação ou pós-graduação. 

 

A vinda dos estrangeiros é possível graças às ações de internacionalização, que incluem convênios e adesão a diversos programas de intercâmbio, como o de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC),Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (Bracol) e o convênio com Pitzer College - USA. Os alunos são provenientes de diversos países como Benim, Cabo verde, Togo, Angola, República do Congo, Haiti, Bolívia, Gana, São Tomé Príncipe, dentre outros.

Boa parte dos novos acadêmicos tem entre 18 e 25 anos. Um deles é Neider André, 19, participante do Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia, do qual a UFRR é signatária. Além de cursar um semestre do curso de Administração, quer aprimorar-se no domínio da língua portuguesa e aproveitar para conhecer as comunidades indígenas do Estado. “Eu sou indígena e quero conhecer um pouco sobre elas”, afirmou.

Outros programas com os quais a UFRR tem protocolo de adesão são o Intercâmbio de Estudantes Brasil-México (Bramex), Bolsas Ibero-Americanas e Top Espanha – Banco Santander, além de vários convênios bilaterais. 

FUNCIONAMENTO – Com os convênios da UFRR e as ações do Governo Federal, os alunos estrangeiros recebem a oportunidade de estudar em uma instituição pública e gratuita sem pagar nenhuma taxa. Ao chegar em Roraima, eles recebem as mesmas condições de um estudante regular, além de poder participar de programas que disponibilizam bolsas e auxílios que contribuem para a manutenção em Boa Vista e para o melhor aproveitamento dos estudos.

“É uma ação de reciprocidade. As mesmas condições que nós oferecemos para os estudantes que chegam à UFRR serão dadas aos nossos estudantes que irão para outros países,” explica o professor Alberto Castro, coordenador de Relações Internacionais da UFRR (CRINT).

“A importância desses programas é tornar a UFRR uma instituição com inserção internacional, contribuindo não só para a formação profissional de futuras lideranças, mas estimulando o convívio cultural entre estudantes de diferentes nacionalidades”, afirma o coordenador.

APADRINHAMENTO – Para facilitar o processo de adaptação dos acadêmicos, a UFRR lançou o Programa de Apadrinhamento de Estudantes Estrangeiros (PAEE), permitindo que alunos, professores e técnicos da instituição ajudem na integração e adaptação dos novatos com a realidade comunidade acadêmica local.

Os estudantes também contam com apoio financeiro. Os bolsistas vinculados ao Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) e selecionados pelo edital do Projeto Milton Santos de Acesso recebem o valor de R$ 622,00 por 10 meses.

Também é fornecida alimentação e auxílio financeiro aos estudantes do Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-Colômbia (BRACOL), conforme previsto no Acordo de Cooperação Acadêmica e Cultural estabelecido entre a Asociacón Colombiana de Universidades (ASCUN); além de bolsa equivalente ao praticado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos estudantes pertencentes ao PAEC/OEA/Grupo Coimbra de Dirigentes de Universidades Brasileiras (GCUB).

registrado em:
Fim do conteúdo da página