Cursinho Pré-vestibular Solidário da UFRR colabora para a aprovação de estudantes em vestibulares
As aulas do Cursinho Pré-vestibular Solidário (Solivest) estão contribuindo para a ampliação do acesso aos cursos de nível superior de várias instituições de ensino do Estado, aos jovens em situação de vulnerabilidade social. Mantido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), o percentual de aprovação tem se mantido em mais de 10% ao ano, mesmo com a crescente oferta de vagas do cursinho.
O Solivest teve alunos aprovados nos vestibulares de três faculdades particulares e da UFRR, para cursos diversos como: Administração, Comunicação Social, Secretariado Executivo, Medicina Veterinária, Direito, Odontologia, Serviço Social, Ciências da Computação, Engenharia e Enfermagem. Confira aqui a relação completa. No total, 12 estudantes foram aprovados, sendo cinco na UFRR e sete em demais instituições.
Implantado em 2012, o Solivest oferecia inicialmente 40 vagas, depois passou para 80 e, no ano passado, ofertou 100 vagas, com os alunos distribuídos em duas turmas, conforme explicou Fabíola do Vale, coordenadora do Cursinho.
A auxiliar administrativo Miriam Farias de Araújo, 23 anos, foi aprovada no curso de Secretariado Executivo na UFRR. Servidora terceirizada da instituição, ela trabalha na Reitoria há um ano e nove meses e disse que prestou vestibular por três anos. No ano passado ingressou no Solivest e conseguiu a aprovação.
“A emoção foi grande quando vi que fui aprovada. Os professores eram muito bons e cobravam bastante dos alunos, para que estudassem. Quando o vestibular estava próximo, recebemos uma palestra sobre como se comportar durante a prova, com várias dicas. Isso me deu mais confiança e fiz a prova com calma”, disse Miriam.
A proposta do Solivest é garantir mais oportunidades de acesso dos estudantes de escolas públicas ao ensino superior. Os alunos de escolas privadas também podem participar desde que comprovem receber bolsa integral. A renda per capita deve ser igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
As disciplinas ofertadas no cursinho são gramática, redação, literatura, espanhol, matemática, física, química, geografia, história e biologia. As aulas serão ministradas até novembro deste ano. O Solivest inicia no segundo semestre de cada ano e tem, em média, quatro meses de duração.
Para aqueles que ainda não conseguiram a aprovação no vestibular, Miriam deixa um conselho: “Busquem fazer o cursinho. Não desistam, lutem para alcançar o objetivo, sempre com fé em Deus”, concluiu a estudante que acordava às 5h40 da manhã para trabalhar durante o dia, seguia para o cursinho à noite e só retornava para casa, no bairro Senador Hélio Campos, à meia noite.
Redes Sociais