Andifes promoverá café da manhã para lançamento da Frente Parlamentar em Apoio às Universidades Federais
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) reunirá no próximo dia 11 (quarta-feira), às 8h30, em um café da manhã, em Brasília, reitores das Universidades Federais, deputados e senadores, para o relançamento da Frente Parlamentar em Apoio às Universidades Federais.
A união de forças entre o Parlamento e as universidades tem como objetivo debater e construir projetos para o aperfeiçoamento do sistema de Universidades Federais. Esta frente já garantiu grandes avanços para a educação em legislações anteriores, através do apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a PEC 59 e a vinculação dos royalties do petróleo para educação.
A frente parlamentar, suprapartidária, já conta com assinaturas de centenas de deputados e senadores, e durante o evento promovido pela Andifes ganhará reforço de mais parlamentares que foram convidados pelos reitores, de todos os Estado, a aderirem ao movimento em prol da educação. “As Universidades Federais são estratégicas para o desenvolvimento do país por serem as principais produtoras de ciência, tecnologia e inovação, instrumentos eficazes para superação das desigualdades regionais. Temos no nosso Congresso parlamentares que se interessam pelo tema e as universidades terão na Frente Parlamentar mais um canal de intervenção no ambiente político”, disse o presidente da Andifes, reitor Targino de Araújo.
A deputada Margarida Salomão (PT-MG), ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), estão à frente dessa mobilização, apresentando a proposta e convidando parlamentares de todos os partidos. “Nós sempre tivemos trabalhos valiosos junto à Andifes. Neste momento em que estamos vivendo um novo contexto, com a decisão da presidenta de adotar como mote do governo “Brasil, pátria educadora” precisamos levar adiante o nosso projeto com as Universidades Federais, envolvendo a sua ampliação, a sua interiorização, a melhoria das suas condições de trabalho e o seu impacto no cotidiano da sociedade brasileira”, disse a deputada.
A Frente Parlamentar em Apoio às Universidades Federais utilizará para o seu planejamento de debates e ações o Plano de Desenvolvimento das Universidades (PDU), documento elaborado pela Andifes e entregue a todos os candidatos a presidente na eleição de 2014. Nele constam as diretrizes de trabalho para o desenvolvimento destas universidades nos próximos dez anos. A sugestão da Andifes para a frente é que as ações do parlamento com a academia estejam em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), por se tratar do projeto de Estado mais importante estrategicamente para o desenvolvimento do país e por estarem as universidades relacionadas com a maioria das metas estabelecidas no PNE.
INFORMAÇÕES:
Lançamento da Frente Parlamentar em Apoio às Universidades Federais
Café da manhã
Onde: Restaurante do 10º andar do Anexo 4 da Câmara dos Deputados.
Hora: 8h30
Ascom Andifes
Redes Sociais