Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos de 16 cursos da UFRR recebem diplomas de graduação

Published: Thursday, 05 March 2015 15:08 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:13

A noite desta quarta-feira (5) foi de celebração para alunos de 16 cursos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) durante a cerimônia de colação de grau do semestre 2014.2. A oradora Jéssica de Aguiar, graduada em Letras, representou todos os alunos e descreveu o momento como “mais uma etapa da vida concluída, com muito esforço e fé”.

A solenidade foi conduzida pela reitora da instituição, professora doutora Gioconda Santos e Souza Martínez, e contou a presença de todos os pró-reitores da UFRR, além da secretária estadual de Educação, Selma Mulinari, conselheiros, professores, familiares e alunos.

Durante a cerimônia receberam o diploma de graduação alunos dos cursos de Agronomia, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Engenharia Civil, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Relações Internacionais e Zootecnia.

Também colaram grau sete alunos da primeira turma do curso de Gestão Territorial Indígena. “É uma gratificação muito grande concluir como pioneiro um curso que tem grade curricular específica para indígenas. Os professores têm conhecimento das causas indígenas, o curso oferece uma formação adequada para trabalharmos nas nossas comunidades”, destacou Marcos Maciel Lima Cunha, 29, índio Macuxi da comunidade Camará.

Rebeca Coutinho, 20, formou-se em Relações Internacionais. “Sabemos que esse dia vai chegar, mas quando chega a data a emoção é totalmente diferente, impossível descrever. Só tenho a agradecer a UFRR, meu curso tem professores excelentes, fui monitora por dois anos e isso contribuiu muito para minha formação”, disse.

O patrono da turma de Arquitetura e Urbanismo, professor Márcio Baraúna Bento, representou os docentes da instituição. “Como professores fazemos nosso trabalho com grande paixão, lutando diariamente com esperança, alegria e entusiasmo para que a UFRR cumpra a sua missão: contribuir e comprometer-se com a formação de cidadãos éticos, com capacidade crítica-reflexiva, em suas áreas profissionais por meio do ensino público e gratuito, da pesquisa e da extensão”, destacou.

O professor José Eugênio Rosa, paraninfo da turma de Licenciatura em Física, exaltou a vitória pessoa de cada aluno. Para o pró-reitor de Ensino e Graduação, Antônio César Lima, a formatura é a “materialização não de um sonho, mas de muitos sonhos” que iniciou “quando Deus colocou em diferentes salas da UFRR um grupo de jovens que tinham um sonho em comum: ser bons profissionais”.

25 anos - A reitora ressaltou o desenvolvimento da UFRR ao longo dos seus 25 anos de criação, consolidando-se como uma das mais importantes instituições da região da Amazônia Caribenha.

“Temos trabalhado muito e algumas ações têm merecido destaque: o processo de internacionalização, que perpassa pelas atividades da graduação e pós-graduação; a pós-graduação, que iniciou nesse mês o primeiro doutorado interinstitucional em educação de Roraima; sediaremos em abril um congresso mundial de educação infantil com palestrantes de Portugal, Argentina e Cuba; a pesquisa, amparada no forte investimento na compra de equipamentos; o ensino de graduação, com a diminuição da evasão e retenção; a assistência estudantil”, destacou Gioconda entre outras ações da UFRR.

O pró-reitor também lembrou o crescimento da instituição. “A UFRR, que teve suas atividades acadêmicas e administrativas iniciadas em 19 de março de 1990, com pouco mais de 10 cursos superiores, 59 professores, 96 técnicos administrativos e dois pavilhões parcialmente construídos doados pelo governo do ex-Território Federal de Roraima, hoje conta com três campi universitários, 50 cursos superiores, 570 docentes, 375 técnicos administrativos e cerca de 8 mil alunos regularmente matriculados”, disse César Lima.

Mais colação – Nesta quinta-feira (5) será realizada mais uma cerimônia de colação de grau no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF). Receberão o diploma de graduação alunos dos cursos de Administração, Contabilidade, Direito, Economia, Educação do Campo, Pedagogia, Psicologia e Secretariado Executivo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página