Programa de capacitação traz oportunidade de recomeço para reeducandos
Oferecer a possibilidade do recomeço por meio da oferta gratuita de cursos de extensão. Esta é a proposta do Programa de Capacitação dos Reeducandos do Sistema Prisional do Estado de Roraima que reiniciou suas atividades nesta segunda-feira (23) com o curso de Horticultura Orgânica. As aulas encerram no dia 27 de fevereiro.
A iniciativa, que começou a ser desenvolvida em 2014, com a oferta do curso de Inclusão Digital, é resultado de uma parceria da Universidade Federal de Roraima (UFRR), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc).
A aula inaugural do curso contou com a presença da reitora da UFRR, Gioconda Martínez, a pró-reitora de Extensão, Maria das Graças, o secretário de Justiça e Cidadania, Josué dos Santos Filho e outras autoridades. Houve ainda uma visita à escola e à biblioteca da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo.
“A UFRR, por meio da Pró-reitoria de Extensão, tem a missão de contribuir com os cidadãos além do espaço universitário. É uma demanda importante”, ressaltou a reitora Gioconda Martínez lembrando que a UFRR já desenvolve o projeto João de Barro com os reeducandos dos regimes aberto e semiaberto.
A pró-reitora Maria das Graças acrescentou que iniciativas deste tipo refletem no crescimento da universidade e da sociedade. No curso, os reeducandos internos irão aprender a cultivar hortaliças de forma orgânica. Vinte e oito apenados estão participando. O curso terá duração de 40 horas; as aulas ocorrem em período vespertino.
O secretário de Justiça destacou que o curso é fundamental para manter os reeducandos ocupados dentro da Penitenciária e oferecer oportunidade de trabalho quando ganharem a liberdade, diminuindo a reincidência.
Para Alfredo da Silva, que cumpre pena há dois anos e deve sair da prisão este ano, é preciso que o preso tenha o desejo de mudança. “Aproveitei todas as oportunidades. Quero uma nova vida quando sair daqui”, disse. Ele ressaltou que já fez outros cursos dentro da Penitenciária.
O próximo curso a ser ofertado, será o de Biojóias para a reeducandas da Penitenciária Feminina. A previsão é que as aulas iniciem em março.
João de Barro – Executado há dez anos pela Prefeitura Universitária da UFRR, o projeto João de Barro é outra oportunidade de recomeço ofertada em parceria com a Sejuc. Além de trabalho, o convênio oferece cursos de capacitação, palestras e treinamentos em áreas específicas e operacionais.
O João de Barro tem como foco a ressocialização de reeducandos dos regimes aberto e semi-aberto do sistema penitenciário, por meio de atividades na área de infraestrutura, como serviços gerais, manutenção em equipamentos e construção civil; e na área administrativa, trabalhando em setores como a Biblioteca Central e a Gerência Operacional e na entrega de documentos.
Redes Sociais