Energia sustentável - UFRR instala mais 25 postes solares nos três campi
Como parte das ações para reduzir o consumo de energia elétrica, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) iniciou na quarta-feira (4) a instalação de mais 25 postes solares. O serviço será concluído nesta sexta-feira (6). Outros cinco postes foram instalados em setembro do ano passado, de forma experimental.
“Com a experiência positiva dos primeiros postes solares, estamos ampliando para 30 unidades, reduzindo nossos gastos com energia elétrica. Em meio à crise energética que o Brasil está ultrapassando, a UFRR está dando um passo importante, tonando-se referência na região e no país”, destacou a reitora professora doutora Gioconda Martínez.
Os postes solares produzem energia limpa, renovável e gratuita. A ação integra o Plano de Logística Sustentável (PLS) da instituição que prevê o desenvolvimento de estudos e ações que viabilizem a geração de energia alternativa nos três campi da Universidade.
Os postes solares funcionam de forma totalmente autônoma, sem necessidade de fios ou acesso à energia da rede elétrica. O produto tem alta qualidade e evita custos com reparos. A manutenção será feita periodicamente.
Roraima é o Estado mais setentrional do país, cortado pela Linha o Equador. Essa localização favorece a utilização desse tipo de energia, pois a região recebe raios solares durante todo o ano de forma direta.
Localização - Os novos equipamentos de iluminação estão localizados nos três campi da UFRR: Cauamé, Murupu e Paricarana. Os primeiros foram instalados próximos ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) e à Residência Universitária da UFRR, campus Paricarana.
Agora foram instaladas unidades na parada de ônibus frente ao Bloco IV e Medicina; na via dos Núcleos: Melhoria da iluminação dos núcleos e do Instituto de Antropologia; na área da fachada posterior da Biblioteca Central e em frente ao ciclo básico I e II; no canteiro central da via de acesso ao Instituto INSIKIRAN; próximo aos Núcleos de Educação à Distância (NEAD), de Pesquisas Energéticas (NUPENERG) e no estacionamento da Pró-Graduação em Geografia; e no Estacionamento do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais – PRONAT, no campus Paricarana.
No campus Cauamé, os postes foram instalados próximos aos laboratórios do curso de Zootecnia. O campus Murupu recebeu unidades na via do Restaurante do Campus.
Redes Sociais