Seja solidário. Doe sangue

Published: Thursday, 17 October 2013 07:54 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:08

Todos os dias há pessoas que, por diversos motivos, precisam receber transfusão de sangue. Entre elas pode haver alunos, técnicos e professores da Universidade Federal de Roraima. Pensando nisso e para colaborar com o aumento do estoque do Hemocentro, a UFRR iniciou uma campanha de mobilização solidária.

O objetivo é estimular que o maior número de pessoas contribua com o Banco de Sangue do Hemocentro, cujo setor de coleta funciona das 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo à UFRR e ao Pronto Atendimento Airton Rocha.

O Banco de Sangue abastece as urgências que chegam ao Pronto Socorro Francisco Elesbão, Maternidade, Hospital Geral de Roraima, Hospital da Criança, além dos hospitais privados.

Requisitos

Doar sangue é seguro e a partir de 18 até 68 anos qualquer pessoa pode ser um doador.

É preciso ter mais de 50 kg e não estar em jejum, evitando a ingestão de alimentos gordurosos até 4h antes da doação.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.

Cada candidato à doação preenche um cadastro e é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.

Outras informações sobre como colaborar podem ser obtidas no Hemocentro: (95) 2121-0883.