Inep divulga indicadores de qualidade dos cursos de Agronomia, Medicina e Zootecnia
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os indicadores de qualidade dos cursos que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE 2013: Agronomia, Zootecnia e Medicina. Os dois primeiros cursos conquistaram conceito 4 e Medicina obteve conceito 3, tanto na nota ENADE quanto no Conceito Preliminar de Curso - CPC.
O CPC é obtido a partir do cálculo do desempenho dos alunos no Enade, somado a critérios como titulação e carga horária dos docentes, bem como, organização didático-pedagógica e instalações da instituição. Numa escala que varia de 1 a 5, os conceitos 1 e 2 são considerados ruins; 3, satisfatório; 4, bom; e 5, excelente. O bom resultado vem para somar com os índices conquistados em novembro, quando outros cursos também obtiveram conceitos 3 e 4 em avaliações in loco.
O Enade tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação.
Os alunos dos cursos participam do Enade de acordo com o ciclo trienal, a partir de uma divisão interna do Inep, feita por área. Em 2013, somente os alunos dos cursos de Agronomia, Medicina e Zootecnia fizeram o exame. Os demais cursos que fazem parte do ciclo, Agroecologia, Enfermagem e Medicina Veterinária, não participaram do processo por ainda não terem alunos concluintes.
A próxima etapa é a emissão pelo MEC da portaria de renovação do reconhecimento dos três cursos, que deve sair ainda este ano.
Avaliação -
NA UFRR, o curso de Agronomia alcançou um crescimento significativo, sobretudo com o REUNI, e hoje já possui pós-graduação lato e strictu sensu, com mestrado e doutorado. Houve investimentos significativos como a ampliação da infraestrutura da instituição e o investimento na qualificação do quadro docente e técnico, que tem 77,5% dos professores com mestrado e/ou doutorado.
“Tendo em vista que a UFRR é uma instituição jovem, achamos a nota satisfatória”, explica o diretor de assuntos pedagógicos da Pró-Reitoria de Graduação, PROEG, professor Dr. Stélio Tavares.
Redes Sociais