Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Quarta, 04 Abril 2018 14:42 | Última Atualização: Segunda, 03 Junho 2024 11:04 | Acessos: 2974

Em virtude da lacuna de formação avançada na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, a Agência Nacional de Águas (ANA) solicitou auxílio à CAPES para a criação de um Mestrado Profissional com esta temática. Iniciou-se então um diálogo entre atores do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e grupos de pesquisa em recursos hídricos de diversas universidades no Brasil, com o objetivo de elaborar uma proposta de curso.

Assim, no dia 3 de dezembro de 2014, foi realizado na sede da CAPES em Brasília o primeiro Workshop sobre Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, que tinha como finalidade atualizar e ampliar o debate sobre a temática, de modo que, somada à experiência dos meios acadêmicos, estimulasse a orientação para a preparação de uma proposta de curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional nesta área.

O objetivo principal desta iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas (ANA) e da CAPES era proporcionar uma formação ampla aos alunos, aliando teoria e prática, para aumentar a eficácia de sua atuação na área de recursos hídricos. A iniciativa visava à compreensão e incorporação das dimensões relacionadas à gestão integrada dos recursos hídricos, tais como: qualidade e quantidade, aspectos legais, institucionais e ambientais, disponibilidades hídricas, e regulação, entre outros. Espera-se que o discente desenvolva habilidades, atitudes e valores que aprimorem suas competências pessoais e profissionais, qualificando-o melhor para lidar com os problemas complexos da gestão das águas. Desde a sua criação, o ProfÁgua tem conceito 4 na CAPES, o que assegura ao aluno a qualidade do curso.

A opção por um mestrado profissional considera que esta modalidade deve proporcionar subsídios teórico-conceituais e metodológicos aos profissionais, aprimorando seu desempenho a partir de uma atuação mais crítica, reflexiva e criativa em seus ambientes de prática profissional. Neste caso, deve ser uma estratégia de produção de conhecimento sobre Recursos Hídricos a partir da problematização das práticas envolvidas na formação de profissionais, especialmente no âmbito dos Estados e municípios. A criação de um mestrado profissional em rede nacional ampliaria o alcance dessa iniciativa.

O programa iniciou com a adesão das universidades do Estado do Amazonas (UEA), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Federal do Espírito Santo (UFES), Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Em 2017, foi aberto um novo edital para expansão da rede ProfÁgua com a adesão de novos polos contemplando outras regiões. A seleção foi realizada pelo Conselho Superior do ProfÁgua juntamente com o Conselho Gestor, levando em consideração a Portaria CAPES nº 59/2017. A Universidade Federal de Roraima (UFRR), juntamente com mais seis universidades, foi contemplada nesse edital, participando do seu primeiro processo seletivo em 2018. Atualmente o Programa conta apoio de 23 universidades públicas em todo o território nacional. 

 

Nossa Missão

Promover a formação qualificada de profissionais que atuam na área de recursos hídricos, disseminando conhecimento técnico, científico e inovador, com base em preceitos éticos, morais e humanísticos, contribuindo com o desenvolvimento sustentável, de forma integrada.

 

Nossa Visão

Ser reconhecido, nacional e internacionalmente, como um programa de pós graduação de excelência, que atua na capacitação de profissionais com forte base conceitual e metodológica na área de recursos hídricos, e pelo impacto socioambiental de seus produtos técnico-tecnológicos.

 

Nossos Valores

Ética; Responsabilidade; Integração; Cooperação; Compromisso Social; Valorização dos recursos hídricos.

 

 

Fim do conteúdo da página