Banner Topo

Projetos de Pesquisa

Publicado: Quinta, 08 Março 2018 11:59 | Última Atualização: Quinta, 09 Setembro 2021 17:10 | Acessos: 185
::cck::29::/cck::
::introtext::
1) Música e História em Roraima: bibliografia, documentação e eventos musicais
(apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ­ CNPq ­ Brasil)

Coordenação: Gustavo Frosi Benetti

Resumo: Através deste projeto de pesquisa, tem-se como objetivo realizar um levantamento dos registros da atividade musical em todas as cidades do Estado de Roraima. Para tanto, serão realizadas pesquisas bibliográfica e arquivística, além da utilização de fontes orais. Os dados obtidos serão analisados com base nas metodologias da Musicologia e suas ferramentas auxiliares, como a análise documental utilizada pela História, os procedimentos de classificação da Arquivologia e, devido à posição geográfica de tríplice fronteira, o sistema de relações interculturais a partir das Relações Internacionais. Como resultado, pretende-se produzir uma publicação de referência sobre música e história em Roraima, material inédito para distribuição sem custos em todas as instituições públicas de Ensino Superior do Brasil que tenham cursos de graduação ou pós-graduação em música, que servirá como fonte para o ensino e a pesquisa relacionados ao tema.

Palavras-chave: Musicologia. Roraima. Fontes documentais. Bibliografia.

2) Licenciatura em música: inter-relação e aplicabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária em Roraima – Brasil

Coordenação: Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva

Resumo: Este estudo faz parte da investigação de doutoramento em Ciências da Educação em desenvolvimento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), sendo um estudo de caso da inter-relação entre as disciplinas da Licenciatura em música da Universidade Federal de Roraima, com pesquisas e ações de extensão na área de música. Espera-se que o resultado da inter-relação permita uma aplicação prática na formação de professores do referido Curso, ampliando competências docentes dos alunos, além de construir um referencial teórico no âmbito da história da Licenciatura em música da UFRR, investigar e catalogar quais foram / quais são as pesquisas e as ações de extensão realizadas no âmbito da música em Roraima. diagnosticar potenciais pesquisas em Roraima que poderiam ser desenvolvidas e associá-las as disciplinas, diagnosticar potenciais atividades de extensão na cidade de Boa Vista (RR) que poderiam ser desenvolvidas no e pelo Curso; avaliar de que forma as atividades de pesquisa e de extensão potencializariam as competências docentes dos alunos; avaliar qual o grau de importância que professores e alunos atribuem a inter-relação e aplicabilidade da desassociação do ensino, pesquisa e extensão; desenvolver proposições educativas que permitam uma aplicação prática no Projeto Pedagógico do Curso de Música. Trabalho desenvolvido em parceria com o Grupo de Pesquisa Cruviana: Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação, Arte e Intercultura.

Palavras-chave: Currículo. Licenciatura em Música. Ensino, pesquisa e extensão.

::/introtext::
::cck::29::/cck::