Ouvidoria UFRR
A Ouvidoria é um canal de comunicação entre a Universidade Federal de Roraima – UFRR e a comunidade. Por meio dela, este poderá se manifestar enviando sugestões, elogios, solicitações, reclamações e/ou denúncias e simplificação dos serviços. Ela tem como finalidade viabilizar os direitos dos cidadãos de serem ouvidos. É seu papel analisar as demandas recebidas e encaminhar as informações solicitadas aos setores de interesse, a fim de responder com clareza as solicitações do cidadão e orientar para solucionar o problema. Além disso, as manifestações realizadas pela população à Ouvidoria devem servir de diretrizes para melhoria dos serviços da instituição.
Como funciona?
O interessado poderá se manifestar por meio do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo (e-OUV), por meio do correio eletrônico (ouvidoria@ufrr.br), por meio do telefone (95 98113-0353), por meio de carta (endereço no rodapé da página), ou presencialmente, na própria unidade da Ouvidoria Pública.
Após receber as manifestações do cidadão, a Ouvidora as encaminha aos setores interessados. A partir do cadastramento, o prazo de atendimento é de 30 dias, podendo ser prorrogado por 30 dias mediante justificativa. Na impossibilidade de oferecimento de resposta conclusiva no prazo anterior, a Ouvidoria comunicará o cidadão, mensalmente, os encaminhamentos realizados e das etapas e prazos previstos para o encerramento da manifestação.
Classificação das manifestações
Denúncia- Comunicação de irregularidades ocorridas na administração pública ou ocorridas em razão do exercício negligente ou abusivo dos cargos, empregos e funções. Comunicação de infrações disciplinares, prática de atos de corrupção ou improbidade administrativa que venham ferir a ética e a legislação.
Reclamação- Demonstração de insatisfação relativa a serviço público;
Solicitação- Requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
Sugestão- Proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;
Elogio- Demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
Simplifique- Solicitar mudanças no atendimento do serviço público, as quais facilitem o acesso e a execução do serviço, conforme Decreto nº 9.094.