Inclusão Digital
Para atender a demanda de aulas remotas e ao mesmo tempo incluir todos os alunos em condições de isonomia, foi necessário um longo planejamento, aquisição de equipamentos e pontos de internet.
Os critérios usados para escolha do Sistema Operacional foram compatibilidade com o hardware dos nets da Toshiba, que é de 32 bits, disponibilidade imediata e usabilidade. Nesse sentido, a escolha recaiu sobre a distribuição Linux LUBUNTU 18.4 LTS, que é um sistema operacional rápido e leve com uma interface de usuário limpa e fácil de usar. trata-se de um sistema Linux com suporte de longo prazo, que usa o mínimo de desktop LXDE/LXQT (interface com usuário), e uma seleção de aplicativos leves.
Para suíte de aplicativos foi escolhido o LibreOffice 6.3, uma potente suíte de escritório; com uma interface intuitiva, limpa e suas poderosas ferramentas. O LibreOffice incorpora várias aplicações que a tornam a mais avançada suíte de escritório livre e de código aberto do mercado. O processador de textos Writer, a planilha Calc, o editor de apresentações Impress, a aplicação de desenho e fluxogramas Draw, o banco de dados Base e o editor de equações Math são os componentes do LibreOffice. Foram adicionados ainda um leitor de pdf, player multimídia VLC, um visualizador de documentos universal, navegador web e outros.
Todo software do pacote teve custo zero para o CAp/UFRR por se tratar exclusivamente de software livre ou de código aberto.