Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Consciência Negra

Publicado: Quarta, 30 Outubro 2019 17:29 | Última Atualização: Terça, 19 Outubro 2021 16:08

 

Ontem, 29/outubro, tivemos a realização da primeira ação do projeto Consciência Negra: onde estão os negres?

O projeto de 2019, coordenado pelo prof. Josias Marinho Casadecaba, prevê algumas ações para incentivar a pesquisa com esse recorte. Nessa edição, a proposta toma referência poética-conceitual o trabalho do grupo multidisciplinar de intervenções artísticas Frente 3 de Fevereiro (SP/Brasil). Coletivo que que tem em suas pesquisas e produções plásticas um objetivo principal: o corpo negro em sua dimensão física e simbólica na sociedade. As poéticas do grupo paulista buscam problematizar e enfrentar o racismo. Uma de suas ações foi realizada em uma partida televisionada de futebol. Durante o jogo, os artistas desfraldaram algumas bandeiras gigantescas com algumas palavras e frases de impacto para questionar as atitudes racistas recentes no futebol nacional. Tomamos emprestada uma dessas frases para pensar um panorama da situação dos negres em nossos dias: nas artes, nas ciências, nos esportes, na academia, na sociedade de maneira geral.
Onde estão os negros e negras?

Nesse contexto, a ação de ontem foi um bate-papo com alunos do curso de licenciatura em Artes Visuais. Em parceria com a Profa. Eli Macuxi conversamos sobre a produção plástica de dois jovens artistas: Adriana Santana (Betim/MG) e Carlos Victor (Salvador/Bahia). Algumas questões foram apresentadas pelos artistas e outras foram levantadas pelos alunos da Profa. Eli. Como, por exemplo, o conceito de arte afrobrasileira e/ou negra, religiosidade x arte contemporânea e arte política/ativista e o protagismo poético do artista negro e negra.

O projeto segue com outras ações que antecedem a culminância agendada para o dia 20 de novembro.

Equipe: prof. Josias Marinho Casadecaba, profa. Francisca Edjane M. Magalhães Scacabarossi, prof. Francisco Alves Gomes, prof. Francisco Pereira Gomes de Oliveira, prof. Jefferson Silva de Souza, profa. Patrícia Socorro da Costa Cunha, profa. Soraya de Araújo Feitosa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página