UFRR divulga resultado da seleção para membros da Comissão de Heteroidentificação
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) divulga o resultado do processo de seleção para membros da Comissão Permanente de Heteroidentificação (CPH) da instituição. A comissão titular é composta por dois docentes, um técnico-administrativo e um discente da UFRR, bem como por uma pessoa da sociedade civil representante de organização indígena e movimento negro, com seus respectivos suplentes, totalizando dez membros.
A seleção foi realizada em consonância com a Resolução CEPE/UFRR Nº 028, de 9 de dezembro de 2020, que regulamentou o procedimento de autodeclaração e heteroidentificação étnico-racial dos candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas, criou a Comissão Permanente de Heteroidentificação (CPH) da UFRR e deu outras providências.
A UFRR adota o sistema de reserva de vagas para educação superior pública, concursos públicos e demais processos seletivos de graduação e pós-graduação envolvendo candidatos (as) autodeclarados(as) negros (pretos e pardos) e indígenas.
Atribuições – Entre as atribuições da CPH estão realizar os procedimentos de heteroidentificação dos concursos públicos feitos na UFRR; coordenar os procedimentos de heteroidentificação dos editais de entrada na graduação e pós-graduação; promover ações de promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo, assim como de conscientização e divulgação, no âmbito da comunidade universitária e da sociedade em geral.
Outras atribuições são promover ações de formação permanente para a comissão e para os membros das subcomissões em parceria com unidades acadêmicas e administrativas da UFRR e das instituições parceiras convidadas para integrar essa comissão, bem como as entidades dos movimentos sociais negros e indígenas.
Cabe à comissão formular os documentos e formulários necessários que serão utilizados no procedimento de heteroidentificação; receber as denúncias de fraude e estabelecer os procedimentos de heteroidentificação.
Redes Sociais