Reunião da FOPROP discute os desafios para formação de mestres e doutores no Norte do Brasil
A Universidade Federal de Roraima sediou de 09 a 11 de maio o Fórum Nacional de Pró-Reitores de pesquisa e Pós-Graduação das IEBS Brasileiras / Coordenação da Região Norte.
O evento abriu espaço para a troca de idéias e experiências entre os pró-reitores e discutiu ainda a fixação dos Doutores na região Amazônica, as dificuldades em se manter uma política generalizada nessa região com bons pesquisadores e a expansão do sistema de pós-graduação e do numero de profissionais voltados a pesquisa científica na região da Amazônia.
Entre as discussões ficou claro a pequena quantidade de mestres e doutores na região Norte em relação as outras regiões do país. Sendo assim a política de atração desses profissionais precisa ser voltada principalmente a uma compensação financeira que possibilite aos pesquisadores estar em constante aprimoramento com os grandes centros do país. O professor doutor Emmanuel Zagury Tourinho da Universidade Federal do Pará e coordenador do fórum de pró -reitores da região destacou também : é importante que as universidades invistam em infra-estrutura para que ofereçam condições de trabalho e pesquisa aos professores.
Mais de quinze Pró-reitores estiveram presentes no evento, que encerrou com a elaboração de uma carta que priorizou as questões de maior necessidade nas diferentes universidades participantes.
Confira a aqui a integra do documento.
Redes Sociais