Primeira Dissertação com parceria Internacional é defendida no POSAGRO
A cooperação técnica entre o Brasil e o Peru foi marcada pela primeira defesa de Dissertação envolvendo um estudante de mestrado no POSAGRO/UFRR. O trabalho intitulado “Caracterização intraespecífica da variabilidade biométrica de frutos em populações nativas de camu-camu”
foi defendido no dia 21 de fevereiro pelo mestrando Ricardo Manuel Bardales Lozano, orientado pelo Dr. Edvan Alves Chagas, professor permanente do programa e pesquisador da Embrapa Roraima.
A Banca Avaliadora foi composta por Maria Teresa Gomes Lopes, Professora da Universidade Federal do Amazonas e Doutora em Melhoramento Genético de Plantas; Christinny Giselly Bacelar Lima, Doutora em Botânica e pesquisadora Pós-Doc da Embrapa Roraima/CAPES/PNPD e; Rafael Pio, Doutor em Fruticultura e professor da Universidade Federal de Lavras.
O trabalho recebeu a nota máxima pela sua qualidade e é a maior nota já obtida para uma defesa dentro do Programa. Ricardo, natural de Iquitos-Peru, comenta que esse momento representa um sonho concretizado de estudar no Brasil e, contribuir com o avanço do conhecimento técnico da cultura no estado, foi uma forma de retribuir essa oportunidade.
Segundo o Dr. Edvan Alves Chagas, o mapeamento da variabilidade do camu-camu no estado de Roraima é um marco, pois permitiu conhecer uma espécie que já faz parte da pauta de exportação de outros países, devido o elevado teor de vitamina C, além de possuir compostos antioxidantes que são benéficos à saúde humana, dentre os quais a prevenção do envelhecimento precoce. Além do mais, a pesquisa traz informações importantes para a tomada de decisões quanto ao uso, conservação e futuros trabalhos de melhoramento genética da cultura, completa o pesquisador.
Para o coordenador do Programa, Prof. Valdinar Ferreira Melo, o fato demonstra a maturidade científica do Programa e sua qualidade técnica em poder atuar não somente na formação de jovens brasileiros, mas também na cooperação internacional. Esse fato também foi muito exaltado pela Banca Avaliadora.
Redes Sociais