Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

MJ aprova projeto de especialização em Segurança

Publicado: Sexta, 10 Mai 2013 18:53 | Última Atualização: Sexta, 06 Agosto 2021 21:10

O projeto de pós-graduação em Segurança Pública, encaminhado ao Ministério da Justiça (MJ) pela Universidade Federal de Roraima, foi aprovado com a terceira maior pontuação do Brasil, disputando com 24 propostas de Instituições de ensino superior (IES) públicas e privada.

O curso, este ano, será ofertado por meio do Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA/UFRR) e estará sob a coordenação do professor Linoberg Almeida, do Curso de Ciências Sociais da UFRR. O resultado foi publicado no site do MJ na noite da última segunda-feira (17).

Com esta aprovação pelo Ministério da Justiça, a UFRR vai capacitar profissionais em gestão de segurança pública com a chancela da Rede Nacional de Especialização em Segurança Pública (RENAESP). A Rede Nacional surge com a preocupação de ampliar o número de profissionais da área com pós-graduação, permitindo a capacitação em cidadania e direitos humanos, fatores que favorecem a melhoria do serviço prestado pelas instituições de segurança à sociedade.

Serão ofertadas 50 vagas: 10 para policiais civis; 10 para policiais militares; 10 para o Corpo de Bombeiros; 10 para a guarda municipal de Boa Vista; 10 para a comunidade em geral. O edital será lançado após a assinatura do convênio entre a UFRR e MJ que deve ocorrer ainda em outubro. O período de inscrição vai de 16 de outubro a 12 de novembro, mês em que inicia o curso.

De acordo com o professor Linoberg Almeida, a relevância deste projeto encontra-se na maneira nova de fazer especialização em Segurança que a UFRR se propõe, ao associar a pesquisa e ensino com extensão universitária. “A participação do aluno-agente em projetos interdisciplinares valoriza a percepção necessária para a prática da profissão, lembrando que uma das nossas funções é prepará-lo para o mercado de trabalho. Assim, sua formação não deve prever apenas conteúdo, mas também atitudes. Essas atitudes podem ser aprendidas nos projetos, dando condições ao aluno de administrar sua própria carreira”, ressalta.

Destaque – Esta é a quarta turma do projeto de pós-graduação em Segurança Pública aprovado pelo Ministério da Justiça para ser executado na UFRR. Em 2006, o Ministério informou durante o Congresso de Direitos Humanos realizado em Brasília, que a UFRR, ainda na primeira turma, se destacava na seleção das universidades por conseguir congregar as disciplinas ofertadas com os conteúdos sugeridos. Este ano, 2012, consolida-se como terceiro melhor curso na área. "Nossa universidade já vem oferecendo programas e projetos voltados aos Direitos Humanos, com a formação de professores indígenas e o programa de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, que inclusive capacitou policiais para reconhecer e denunciar a rede de exploração no estado", lembra a professora do curso, Geyza Pimentel.

Renaesp - A Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública – Renaesp é um projeto de educação permanente voltado aos profissionais de segurança pública, bem como aos demais profissionais interessados e atuantes nesta área. A Rede se constitui a partir da parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) que promovem cursos de pós-graduação lato sensu, na modalidade presencial, sobre diferentes temas relacionados à segurança pública.

NUPEPA - O curso de pós-graduação em Segurança Pública faz parte das ações do NUPEPA. Qualificar estes profissionais permitirá uma maior reflexão sobre o combate à violência e de outras questões sociais que envolvem a segurança pública, discutidas a partir da ótica política em um contexto amazônico. Além desta atividade, o núcleo tem lançado o seu olhar na realidade regional e, neste sentido, traçou seu plano de trabalho com uma programação que inclui a participação do NUPEPA e de outros núcleos da UFRR na realização do Encontro Regional da Associação Brasileira de Estudos da Defesa (ABED) em 2013.

O NUPEPA também fechou sua programação de minicursos. Estão previstos os minicursos de: Partidos Políticos no Brasil Redemocratizado (1989-2012); A Relação entre o Público e o Privado na Política Brasileira; Formação Política e Cidadania: Saberes para a Terceira Idade; O Impacto da Política Europeia nas Guianas; Estado, Clientelismo e Corporativismo no Brasil; e Metodologia Científica em Cinco Lições. Vai realizar projetos de extensão, dentre eles, o Cine Revolução, que permitirá a realização da I Jornada de Cinema do Nupepa. Paralelamente, serão desenvolvidos os projetos de pesquisa: A Amazônia e o Voto: Padrões de Competição Partidária Regional (2000-2012) e Observatório de Segurança. Estas e outras ações visam contribuir com a formação dos estudantes e da comunidade em geral. As datas, horários e formas de inscrição serão divulgadas pelo núcleo em breve no site da UFRR. O NUPEPA fica localizado no campus Paricarana, em frente ao Bloco I. Outras informações pelo endereço eletrônico: nupepa@ufrr.br ou pelo telefone (95) 3623.1699.

Veja abaixo a lista completa das IFES aprovadas para ofertar o curso de pós-graduação em segurança pública

http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMID5B89B7F96A7E4957A09202E6E5D85F9CPTBRNN.htm

registrado em:
Fim do conteúdo da página