Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR tem Mestrado em Sociedade e Fronteiras aprovado pela CAPES

Publicado: Terça, 07 Mai 2013 18:51 | Última Atualização: Sexta, 06 Agosto 2021 21:10

A CAPES aprovou o primeiro mestrado acadêmico interdisciplinar na grande área de Ciências Humanas e Sociais, vinculado ao Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima. O Edital do processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado em Sociedade e Fronteiras será publicado nos próximos dias. 


A criação de um curso de pós-graduação na área das Ciências Humanas prevista no Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes - PLANFOR/UFRR foi uma conquista necessária, tendo em vista a demanda e a inexistência, até então, de cursos nessa área do conhecimento, no estado de Roraima. Para a elaboração da proposta, o Centro de Ciências Humanas - CCH designou uma comissão específica que contou com a consultoria da Dra Simone Eneida Baçal de Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia/UFAM. A proposta do curso de mestrado foi amplamente discutida com os docentes das áreas de ciências humanas e sociais e contou com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PRPPG. 

O curso de Mestrado em Sociedade e Fronteiras contém uma área de concentração: “Sociedade e Fronteiras na Amazônia” e duas linhas de pesquisa: Sociedade e Política, que compreende os fenômenos políticos institucionais na sociedade nos planos nacional, internacional e transnacional. Abrange os estudos em perspectiva comparada, histórica e política que dizem respeito às políticas públicas, à cooperação e desenvolvimento, à política partidária, às relações internacionais, aos movimentos sociais, à gestão ambiental e territorial; Fronteiras e Processos Socioculturais, que compreende as pesquisas sobre fronteiras em termos de processos simbólicos e representações sociais. Abrange aspectos socioculturais das fronteiras, dos espaços urbanos e rurais, tais como: conflitos fronteiriços, ilícitos transnacionais, direitos humanos, questão indígena, questão agrária, recursos naturais e energéticos, deslocamentos populacionais, processos identitários e culturais, dinâmicas socioespaciais no contexto rural e urbano, representações e imaginários coletivos.

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras - PPGSOF possibilitará a discussão de questões fundamentais relacionadas à área de Ciências Humanas e Sociais na região Amazônica e, em especial, na tríplice fronteira (Republica Federativa do Brasil, República Bolivariana da Venezuela e a República Cooperativista da Guiana), permitindo a capacitação de profissionais para atuarem em campos ainda abertos a importantes pesquisas. Desta forma, espera-se que o referido Programa possa contribuir com a produção do conhecimento necessário para o enfrentamento de questões latentes nessa região.

A formação de recursos humanos qualificados, tanto para a administração pública, como para sociedade civil contribuirá para o aprimoramento da gestão pública e a redução da dívida social, bem como, para a formação de um público que faça uso dos recursos da ciência e dos avanços produtivos gerados, visando o desenvolvimento micro-regional, regional e/ou nacional e a disseminação de técnicas e conhecimentos. 

A Coordenadora do Programa, professora France Rodrigues informa que o edital de seleção tramita na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e deverá ser publicado nos próximos dias, com previsão de inscrições no período de 23 de janeiro a 15 de fevereiro de 2012. Para maiores informações procurar a Direção do Centro de Ciências Humanas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página