Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Área de concentração e linhas de pesquisa

Publicado: Terça, 22 Dezembro 2020 16:41 | Última Atualização: Terça, 19 Outubro 2021 22:39 | Acessos: 2757

Área de concentração

 Saúde, Meio Ambiente e Biodiversidade, com ênfase na área interdisciplinar, visando estudar a diversidade biológica da Amazônia, o desenvolvimento e otimização de estratégias de promoção da saúde em populações do bioma amazônico, e a investigação da relação entre a qualidade do meio ambiente e a saúde humana.

I - Biociências;
Visa analisar a diversidade de organismos presentes no Bioma Amazônia, refinando o conhecimento dos diferentes grupos taxonômicos, bem como suas características bioquímicas, moleculares, morfológicas, estruturais e genéticas. Examinar, em uma escala mais ampla, as interações existentes entre esses organismos e seu meio. Investigar a interface homem/natureza e sua importância nas questões associadas à saúde, tais como zoonoses, relação parasita-hospedeiro, e influência da qualidade do meio ambiente na saúde humana. Identificar e avaliar possíveis influências antrópicas sobre as populações, comunidades e ecossistemas existentes na região, buscando, sempre que possível, propor medidas potenciais de solução ou mitigação destes impactos.

II - Ciências da Saúde e Sociedade
Objetiva avaliar a dinâmica do processo saúde-doença na região amazônica, verificando influências multifatoriais do ambiente na saúde humana. Busca realizar estudos que identifiquem as morbidades que acometem a população, especificando as que se condicionam com o meio ambiente e compreender as mudanças sociais e ambientais na região. Analisar a epidemiologia e o comportamento das doenças infecciosas emergentes e reemergentes e das doenças crônicas prevalentes, a relação entre os determinantes, agentes patogênicos, vetores, aspectos clínicos e biomarcadores laboratoriais dos hospedeiros e o processo de urbanização para subsidiar estratégias de intervenção direcionadas ao controle destas doenças e à promoção em saúde, à produção de conhecimentos para o desenvolvimento de ações de monitoramento e vigilância e à avaliação do impacto das ações de saúde já implementadas pelo poder público.

Fim do conteúdo da página