Banner Topo

Editora da UFRR promove sarau virtual para lançar os volumes 1 e 2 da coleção Literatura de Circunstâncias

Publicado: Quarta, 19 Agosto 2020 15:52 | Última Atualização: Terça, 31 Agosto 2021 15:14 | Acessos: 1081

EDITORA DA UFRR PROMOVE SARAU VIRTUAL PARA LANÇAR OS VOLUMES 1 E 2 DA COLEÇÃO LITERATURA DE CIRCUNSTÂNCIAS

A Editora da Universidade Federal de Roraima (EdUFRR) promove na próxima sexta-feira (21/8) um sarau on-line para fazer o lançamento dos dois primeiros volumes da coleção Literatura de Circunstâncias/Prêmio Devair Fiorotti de Literatura.

O lançamento será feito pelo canal de Youtube do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UFRR , com início da transmissão às 16h, horário de Brasília.

A intenção é reunir todos os participantes da coletânea e abrir espaço para leituras de trechos dos textos ganhadores do concurso.

Os dois volumes da Coleção Literatura de Circunstâncias serão disponibilizados para download na página da EdUFRR: www.ufrr.br/editora.  Além disso, a editora fez uma tiragem impressa que será distribuída entre os autores e nas bibliotecas do Estado.

O concurso Literatura de circunstância/Prêmio Devair Fiorotti de Literatura teve como tema “Pandemias: cuidados, prevenção, efeitos e consequência sobre a vida humana: dimensões múltiplas de uma temerária e inquietante experiência coletiva”.

O volume 1 da Coletânea é composto de 15 poemas,15 minicontos e 15 crônicas; enquanto o volume 2 é composto de 15 contos. Na categoria Poema, as comissões Organizadora e de Avalição homenageiam a memória do recém-falecido poeta e professor da UFRR, Devair Fiorotti, com dois poemas hors-concours.

A iniciativa estimulou um grande contingente de escritores de todas as regiões do País, além de escritores que residem em Portugal e na Polônia, a produzirem um conjunto de textos que tratam de diferentes perspectivas, com profundidade e agudeza, e ao mesmo tempo com muita graça e leveza, da condição-limite vivenciada pela humanidade neste ano de 2020, em que ela foi obrigada a uma repentina e profunda mudança de hábitos.

O prêmio literário teve o suporte da EdUFRR e foi organizado por Fábio Almeida de Carvalho, seu diretor, por Roberto Mibielli, escritor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras da UFRR (PPGL), e por Edgar Borges, escritor e integrante do grupo literário Coletivo Caimbé.

“Esperamos que seja esta a primeira de uma série de publicações de obras literárias que conjuguem alto valor estético e grande relevância social e que, assim, a EdUFRR possa ajudar a Universidade Federal de Roraima a cumprir o seu primordial papel de impulsionadora da ciência, da cultura e da arte que circula e que se produz no extremo norte do Brasil”, afirma o diretor da editora.