DE TUDO UM POUCO
Mirela Miranda de Brito Silva, Roberto Mibielli e Suênia kdidija Araújo Feitosa
15 x 21 cm/141p/ISBN: 85-60215-71-3/2011
ESGOTADO
Sinopse: Este livro reúne 15 textos escritos por bolsistas, supervisores e coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID - de deis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Roraima. Os textos são relatos de experiências adquiridas durante os anos de 2009 e 2010 em três escolas públicas de Boa Vista/RR.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO 07
DOIS ANOS DE PIBID NA UFRR: DESEJOS, PERCEPÇÕES, AVANÇOS, DESAFIOS 10
VÂNIA GRACIELE LEZAN KOWALCZUC
A CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE COMO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA ATIVIDADES DO PIBID – LETRAS 40
SUÊNIA KDIDIJA ARAÚJO FEITOSA
QUANTIFICANDO A MATÉRIA ORGÂNICA NO SOLO PRÓXIMO AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA DO SOL 49
LEANDRO DA SILVA NASCIMENTO, AMANDA KÁISA DOS S. FROTA, JHANAYNA THAMIRES DA S. ALMEIDA, CAROLINE GOMES C. NASCIMENTO, ERONILDO CORNÉLIO DE CASTRO E SHIRLEI MARTINS DOS SANTOS
RESSIGNIFICANDO O ENSINO DA HISTÓRIA: O PIBID E OS DESAFIOS DE UMA NOVA PRÁTICA NA SALA DE AULA 56
ALFREDO CLODOMIR ROLINS DE SOUZA
O PIBID E A FONTE DA JUVENTUDE – COMPORTAMENTO, DIALOGIA E TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE: O QUE APRENDEM OS COORDENADORES E SUPERVISORES COM A PRÁTICA DE SEUS ALUNOS 62
ROBERTO MIBIELLI
APRENDER BRINCANDO COM A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA DO SOL/RR 69
SHIRLEI MRTINS DOS SANTOS
UM BREVE RELATO SOBRE O PROJETO DESENVOLVIDO EM SÃO LUIZ DO ANAUÁ (RR) “ ARQUEOLOGIA E SEMIÓTICA: CONHECER PARA PRESERVAR”
LUCIANA CORRÊA BOMBARDELLI E ANDRÉ NONATO ALVES KING E CAMPOS
UMA EXPERIÊNCIA COM A PRÁTICA DOCENTE DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ACADÊMICOS BOLSISTAS DO PIBID EM SALA DE AULA NA ESCOLA ESTADUAL PPRESIDENTE TANCREDO NEVES 85
NATANAEL BRAZ DA SILVA
EDUCAR E PESQUISAR: EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID HISTÓRIA/UFRR/CAPES 92
MARCOS MENDES NOGUEIRA, CHARLECION COSTA PAIVA E SUELI DE OLIVEIRA PINHO
A QUÍMICA DA VIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 101
TÂNIA NÚSIA DA COSTA SILVA, JHESCICA ESTEVAN CUNHA, ISLA KARINE SILVA ALMEIDA E MARIA LÚCIA TAVEIRA
METODOLGIA DO PROJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: ENVOLVENDO AS MÍDIAS EDUCACIONAIS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA 107
GALVANI PEREIRA DE LIMA
ANÁLISE DIFRATOMÉTRICA DO SOLO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA DO SOL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR 115
AMANDA KAISA DOS S. FROTA, JHANAYNA THAMIRES DA S. ALMEIDA, CAROLINE GOMES C. NACIMENTO, ERONILDO CONÉLIO DE CASTRO, LEANDRO DA SILVA NASCIMENTO, SHIRLEI MARTINS DOS SANTOS E CÁSSIO SANGUINI SERGIO
AS AÇÕES DO PIBID LETRAS NA ESCOLA ESTADUAL HIDELBRANDO FERRO BITTENCOURT 121
JOÃO GLADSON FERNANDES DE ASSIS E MIRELLA MIRANDA DE BRITO SILVA
PIBID: A CONSTRUÇÃO DO SABER E DA IDENTIDADE PROFISSIONAL 127
ELIANE DOS SANTOS SIMAS, PAULO DIEGO CAETANO RODRIGUES, ARLENE OLIVEIRA SOUZA E SILVANA TÚLIO FORTES
O ENSIO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA: UM OLHAR NO PRESENTE, DIFERENÇA NO FUTURO 131
FABIANA BRANCO E ROBERTO MIBIELLI