Práticas e Experiências de Ensino de História na Amazônia Eduardo Gomes da Silva Filho Marcos Paulo Mendes Araújo Organizadores
Na atualidade, o que é esperado do Ensino de História? Espera-se, que os alunos sejam capazes de desenvolver a observação, a reflexão, além de uma visão analítica acerca do mundo e principalmente, possam se posicionar diante das diferentes realidades sociais. E como os professores de história podem ajudar no sentido de formar pessoas que possam reunir esses aspectos? É importante que os discentes aprendam a valorizar a diversidade de ideias e diferentes pontos de vista. Aparecerão dificuldades? Sem dúvida! É comum que surjam resistências às mudanças, desvalorização da memória, manutenção de preconceitos, entre outras coisas. Mas isso pode ser superado? Acreditamos que sim! Principalmente com o uso de ações criativas. E foi, justamente daí que surgiu a ideia inicial para produção dessa obra. Acreditamos que ao reunir textos que apresentassem experiências docentes de sala de aula de professores de História da Região Norte do Brasil, poderemos inspirar outros colegas. O livro tem como proposta central, dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por professores atuantes nos diferentes níveis do Ensino de História na Amazônia. São textos de docentes atuantes nas redes públicas dos Estados do Amazonas e Roraima.
Redes Sociais