Professor da Escola Agrotécnica da UFRR publica artigo científico em revista internacional

Publicado: Sexta, 29 Outubro 2021 12:58 | Última Atualização: Sexta, 29 Outubro 2021 12:58

O professor da Escola Agrotécnica da UFRR, Campus Murupu, Dr. Jandiê Araújo da Silva publicou um artigo no periódico internacional “African Journal of Agricultural Research”

O artigo “Chemical attributes of the soil and agronomic characteristics of maize as a monocrop and intercropped with herbaceous and woody legumes in the savannah of Roraima, Brazil” foi resultado de uma orientação de mestrado em Agroecologia da UERR/EMBRAPA/IFRR) do aluno Evair Marcelo Queiroz da Silva,em parceria com os co-autoresJárisson Cavalcante Nunes (PNPD-Capes - Programa de Pós-Graduação em Agroecologia – UERR/EMBRAPA/IFRR), Carlos Francisco Salgado Barroso (Agroecologia- EAgro-UFRR), Edmilson Evangelista da Silva (EMBRAPA) e Marcelo Barbosa Gomes Neto (Agroecologia – EAgro-UFRR)

A pesquisa foi desenvolvida no setor de olericultura da Escola Agrotécnica da UFRR, com alunos do curso de Agroecologia da EAgro-UFRR e do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da UERR/EMBRAPA/IFRR. Montou-se um modelo de agrofloresta, visando à adoção de tecnologias e inovações na produção de alimento com base agroecológica, de forma que os alunos possam aprender fazendo e implementar nas suas comunidades de forma a promover o crescimento da economia local, reduzindo o êxodo rural. O sistema agroflorestal ou aléias com gliricídias foi implantado em 2013. Em seguida foi realizado um cultivo de leguminosas herbáceas promotoras de melhoria de solo (crotalária, feijão guandu anão, feijão de porco e mucuna preta) consorciada com a cultura do milho. Os alunos puderam observar na prática que as combinações de milho, leguminosas herbáceas e aleias contribuíram para aumentar a fertilidade do solo e elevar a produtividade do milho verde.

Confira o artigo na íntegra em.....