Conheça as atividades desenvolvidas na Escola Agrotécnica da UFRR
A Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (EAGRO), por ser um centro de formação e de difusão de tecnologia para produtores rurais, tem importância relevante no contexto do setor agropecuário do Estado.
<
Com uma área de 311 hectares, ela é a única Escola Técnica vinculada a uma Universidade Federal situada em área de assentamento agrícola. Essa localização tem permitido a realização de atividades voltadas para o desenvolvimento da agricultura e pecuária de Roraima.
O professor Jandiê Araújo da Silva, por exemplo, promove na instituição o cultivo de alimentos orgânicos, em especial as olerículas. Usando técnicas e princípios agroecológicos, ele cultiva na EAGRO cheiro-verde, pimenta-de-cheiro, pepino, quiabo, maxixe, alface e couve-folha.
De acordo com Jandiê, essa é uma ação importante e que tem alcançado bons resultados, uma vez que os alunos, que em boa parte moram no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, tem a oportunidade de aplicar em casa as técnicas de cultivo orgânico apreendidas.
Outro aspecto significativo dessa atividade é realização de pesquisas científicas no setor. "Vários projetos de pesquisas voltados para o desenvolvimento da agricultura foram executados aqui. Em 2014, por exemplo, seis alunos da EAGRO participarão do 53° Congresso Brasileiro de Olericultura, que será realizado em Palmas (TO). Lá apresentaremos seis trabalhos agroecológicos referentes ao cultivo do quiabo e da melancia", lembrou o professor.
A atividade pecuária também é bastante trabalhada na Escola. Segundo a coordenadora de produção, professora Viviane Antunes Pimentel, somente o setor de avicultura da EAGRO produziu, em 2013, cerca de 2.000 frangos.
Além de aviário, a Escola conta também com setor de apicultura, que tem uma expressiva produção de mel, e está em fase de implantação à área destinada à criação de ovinos e caprinos. Conforme Viviane, além do desenvolvimento de estudos científicos, esses espaços permitem dinamizar as aulas práticas, possibilitando aos alunos a oportunidade de vivenciar o que aprendem em sala de aula.
Modalidades
No que se refere as modalidades de ensino, a EAGRO oferece o curso Técnico em Agropecuária. Somente ano passado foram oferecidas 120 vagas distribuídas nas modalidades: integrada ao ensino médio, que é destinada a alunos com até 17 anos; subsequente, para quem já concluiu o ensino médio e está buscando qualificação profissional; e a modalidade de Educação Profissional de Jovens e Adultos (PROEJA), para maiores de 18 anos que não concluíram o ensino médio.
Além dos cursos técnicos, a Escola está oferecendo um curso de nível superior em regime de internato destinado a moradores de assentamentos agrícolas. O curso de Tecnologia em Agroecologia hoje tem 52 alunos de vários municípios do Estado e é realizado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).
A EAGRO oferece também cursos profissionalizantes por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). No município de Alto Alegre, por exemplo, as comunidades indígenas Raimundão e Sucuba tiveram a oportunidade de aprender técnicas agrícolas através dos cursos de Agricultura Familiar, de Horticultura Orgânica e de Produção de Mandioca. Já no município de Iracema, os moradores foram beneficiados com os cursos de Bovinocultura de Leite e de Corte.
Redes Sociais