Processo Seletivo - Curso de Mestrado em Educação
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (PPGE/UFRR) divulga o Edital de Seleção de Ingresso de Mestrandos 2020.2.
São ofertadas 16 vagas, sendo quatro reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, que concorrerão entre si.
As inscrições devem ser realizadas de 13/03/2020 a 15/04/2020 em dias úteis, das 8h30h às 11h30 e das 14h30h às 17h30, na Secretaria do PPGE/CEDUC, campus Paricarana da UFRR.
As informações completas sobre o processo estão no Edital 04 Seleção PPGEDUC (3).
O Mestrado em Educação tem o objetivo de formar professores pesquisadores e produzir conhecimento no campo da educação com ênfase nas características sociais, econômicas, históricas e culturais que constituem a realidade amazônica e transfronteiriça.
Possui uma área de Concentração (Educação e Formação de Professores) e duas linhas de pesquisa:
Linha 1: Formação de Professores e Práticas Educativas: A linha investiga a formação de professores e as práticas educativas e tem como eixos condutores a reflexão sobre a realidade educacional e pedagógica para a construção epistêmica da prática docente. Pesquisa estudos que consideram a constituição da identidade docente, as diferentes culturas educativas, as especificidades didáticas e metodológicas e a inserção das novas tecnologias como elementos que compõem a escola a partir da especificidade do contexto regional. Entrelaça a formação de professores e as práticas educativas por meio de pesquisas que dialogam entre as áreas de conhecimento com a finalidade de compreender a práxis pedagógica e permitir a intervenção com ações criativas nos espaços educativos urbano, do campo e indígena.
Linha 2: Educação e Processos Inclusivos: A linha investiga a educação como práticas e saberes pedagógicos, sociolinguísticos, culturais, históricos e sociais inscritos em diferentes processos inclusivos. Pesquisa a educação como um campo teórico e prático que estabelece relações entre os sujeitos em diversos contextos de discriminação, violência, exclusão, diferenças, interação e aprendizagem, investigando a construção de práticas pedagógicas e a escolarização de todos os alunos, independentemente de cor, raça, etnia, gênero, deficiência, idade, classe social, entre outros. Entrelaça, sob o ponto de vista da educação, questões de identidade, da interculturalidade em suas múltiplas e complexas situações e relações que impactam nos processos de ensino e aprendizagem, na constituição dos sujeitos, na caracterização de comunidades e na formação da sociedade amazônica e transfronteiriça.
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