Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso de enfermagem da UFRR debate sobre os desafios do profissional no estado de Roraima

Published: Tuesday, 04 November 2014 08:52 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:12

O curso de Enfermagem da UFRR promoveu, na última semana, um debate entre os alunos do 2º semestre e a enfermeira Claudete Praia, secretária Adjunta de Saúde de Roraima. O objetivo do debate é proporcionar aos acadêmicos conhecer os desafios frente ao gerenciamento dos serviços de enfermagem no estado Roraima.

 

O evento foi prestigiado também pela participação das professoras Sandra Huzek e Tarcia Barreto. Na ocasião, a professora Tarcia relatou para a turma que a enfermagem, entre os diversos agentes atuantes no processo de trabalho em saúde, destaca-se por ser uma categoria profissional que assume um universo de atividades. “Especificamente em nosso estado, estes desafios se tornam maiores, muitas vezes em decorrência da dificuldade de capacitação destes profissionais para a área de gestão”, ressaltou a professora.

 

A enfermeira Claudete Praia ressaltou a importância e o orgulho pela profissão. “A profissão de enfermagem tem uma dinâmica muito peculiar, que a torna muito mais desafiadora frente as processos de gerenciamento. A postura ética e exemplar aliada ao conhecimentos técnicos e científicos certamente proporciona o egresso se destacar na área”, destacou Claudete.

 

Em resposta a acadêmica Ticiane Batista, Claudete discorreu sobre o desafio de trabalhar com a diversidade e a não uniformidade na formação do enfermeiro e da equipe de técnicos e auxiliares de enfermagem. “Essa diversidade na formação dos profissionais de enfermagem tem ocasionado alguns desencontro de ideias, e atualmente torna-se uma situação bem complexa, uma vez que a fragilidade na formação profissional deixa o enfermeiro vulnerável as situações cotidianas”, respondeu.

 

Frente ao questionamento do acadêmico José Brizola, a professora Tarcia Barreto falou sobre a perspectiva para se colocar em prática as competências gerenciais do enfermeiro aqui em nosso estado, seja no serviço publico e no serviço privado.A Enfermagem não deve se desmerecer, muito pelo contrário, precisa se engrandecer,pois além de ser uma profissão a qual os alunos estão abraçando é preciso ter muito conhecimento e postura para se destacar e elevar ainda mais o nome da enfermagem”, enfatizou a professora.

registrado em:
Fim do conteúdo da página