Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NUHSA promove roda de conversa on-line para lançar livro sobre migração Warao

Published: Tuesday, 04 October 2022 00:00 | Last Updated: Thursday, 29 September 2022 17:42

O Núcleo Histórico Socioambiental da Universidade Federal de Roraima (NUHSA/UFRR) promove no dia 06/10/2022, às 19h (horário de Brasília), uma roda de conversa on-line para lançar o e-book "Os Warao no Brasil: diáspora, políticas e direitos indígenas".

A atividade será transmitida pelo canal no YouTube do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Roraima (PPGANTS/UFRR). 

O livro foi organizado pelos professores Carlos Cirino (UFRR), Carmen Lima (UFPI) e Jenny González (UFMG) e é uma coletânea de artigos com a pretensão de dar continuidade às reflexões apresentadas na publicação do e-book “Yakera, Ka Ubanoko: o dinamismo da etnicidade Warao”, publicado pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE através do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE, em 2020.

Multidisciplinar e interinstitucional, esta obra contempla a situação dos Warao a partir de diversos olhares que evidenciam a importância da troca e compartilhamento de informações e saberes.

Os Warao têm construído um processo migratório bastante particular no território brasileiro a partir do ano de 2015, ocasião em que adentraram pelo estado de Roraima, fronteira com a República Bolivariana da Venezuela.

Ao longo desses cinco anos, eles evidenciam a particularidade dos deslocamento que tem sido visto como um desafio para as instituições governamentais e não governamentais.

A obra demonstra as diferentes situações vivenciadas pelo grupo, ou seja, cenário político, social, cultural e econômico de cada estado.

Essas experiências diferenciadas se evidenciam através das políticas de acolhimento, assistência na área de educação e saúde, atuação dos agentes do poder judiciário, além do preconceito e a discriminação social.

registrado em:
Fim do conteúdo da página