Alunos de escola municipal visitam Museu de Solo de Roraima
Nesta segunda-feira (26/9) é comemorado o Dia Nacional do Surdo. A data foi celebrada no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima (CCA/UFRR) com uma visita de estudantes da Escola Municipal Luiz Canará ao Museu de Solo de Roraima, espaço que funciona no CCA.
Os alunos e a equipe de gestores, docentes e técnicos da escola foram recepcionados pela equipe do Projeto de Extensão Popularização da Ciência do Solo para Surdos e bolsistas do curso de Agronomia que atuam no Museu.
A equipe do projeto conversou com os estudantes e lhes apresentou a coleção de monolitos das classes de solos de Roraima, além dos mapas e a colorteca de solos que a unidade possui.
O projeto Popularização da Ciência do Solo para Surdos é coordenado pela professora Luciana da Silva Barros (EAgro), com colaboração da professora Ednalva Duarte, do curso de Química; Cássio Almeida Rodrigues, bolsista; e Dalsides dos Santos Aniceto Júnior, intérprete de Libras da UFRR.
Começou em julho deste ano 2022 e tem como objetivo a elaboração de material didático utilizando a Língua Brasileira de Sinais e abordando a Pedologia (ciência que estuda o solo).
O Dia Nacional do surdo, comemorado todo 26/09 desde 2008, foi instituído pelo Decreto Lei Nº 11.796. A data lembra a fundação da primeira escola de surdos no País: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857.
O Museu de Solo de Roraima tem curadoria dos professores José Frutuoso do Vale Júnior e Valdinar de Melo Filho, além de monitoria do aluno Victor Hugo Carvalho Saboia e colaboração do doutorando Carlos Henrique Matos
Redes Sociais