UFRR realiza cadastro de doação de medula óssea
A Universidade Federal de Roraima (UFRR), em parceria com o Hemocentro Roraima, realizará na nesta terça-feira (21) um dia de coleta de amostras de servidores, alunos e da comunidade em geral interessados em se tornarem doadores de medula óssea. A amostra será coletada na Unidade de Saúde da UFRR, localizada no campus Paricarana, das 8h às 12h.
O Hemocentro vai disponibilizar técnicos qualificados para realizar o procedimento. A intenção do Hemocentro é formar um banco de Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) em Roraima.
Doadores - Qualquer pessoa com boas condições de saúde, que tenha entre 18 e 55 anos poderá realizar o cadastro para realização da doação de medula óssea. Os critérios de quem pode e não pode doar a medula óssea, na maioria das vezes, são os mesmos utilizados para a seleção da doação de sangue.
Inicialmente é realizada a retirada de 5 ml do sangue, para a realização dos testes de compatibilidade genética (HLA), e um cadastro por escrito, com os dados do doador que fica armazenado num banco de dados do Redome.
Redes Sociais