Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR e Instituto Nokia inauguram laboratórios de desenvolvimento de projetos digitais

Published: Wednesday, 24 September 2014 11:48 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:12


A Universidade Federal de Roraima inaugurou nesta quarta-feira (24) pela manhã dois laboratórios para desenvolvimento de aplicativos e programas digitais. As unidades vão fortalecer os trabalhos desenvolvidos em parceria com a Fundação Ajuri da UFRR e o Instituto Nokia de Desenvolvimento de Tecnologia (INdT), além do apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Os laboratórios funcionarão no bloco III do campus Paricarana. No de Mobile Apps serão concluídos, até março de 2015, cinco aplicativos desenvolvidos por professores e alunos de Ciências da Computação e Artes Visuais. O outro sediará os projetos Cidade Digital e Maloca Digital. Ao todo, 22 acadêmicos e cinco docentes estão envolvidos diretamente nas ações.


O convênio entre a UFRR e o INDT foi assinado em abril deste ano e definiu cinco linhas de ação: a criação de um laboratório de desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets, com posterior realização de um campeonato de desenvolvedores, já marcado para dezembro.

A “Cidade Digital” é um laboratório de infraestrutura de redes. O trabalho piloto será realizado em Alto Alegre, implementando, a partir da tarde desta quarta-feira (24), na praça central da sede do município, uma área de acesso livre à internet, permitindo uma inserção maior da população nas tecnologias da informação.


Já o laboratório de sistemas “Maloca Digital” prevê a utilização do Nokia Data Gathering (NDG) em aparelhos móveis para auxiliar na coleta de dados na comunidade por agentes públicos, através da aplicação de questionários e criar no CCT/UFRR um laboratório de sistemas distribuídos para desenvolver melhorias na ferramenta. Além destas ações, será implantado um laboratório de processamento de imagens para georeferenciamento com uso de drones, outro para criação de hardwares e sensores a serem aplicados na área da bovinocultura e uma competição para o desenvolvimento de sensores aplicados à qualidade de vida.

A reitora Gioconda Martínez afirma que a parceria UFRR-INdT possibilita o fortalecimento das ações de pesquisa. “Temos melhores condições de cumprir a nossa missão institucional, que é trabalhar pelo desenvolvimento da região de fronteira”, diz.


O diretor do Centro de Ciência e Tecnologia da UFRR, professor Luciano Ferreira, explica que o projeto com a Nokia está contribuindo para a capacitação e desenvolvimento de competências de professores e alunos, fomentando pesquisas e ajudando a universidade a contribuir para a melhoria da realidade do Estado.

APPS - O desenvolvimento dos aplicativos para smartphones e tablets começou em junho. Cinco já estão em fase avançada. O primeiro é o jogo ‘Paruru’, que significa bananeira no idioma Macuxi, e aborda a lenda do surgimento do Monte Roraima. Já o ‘EcoRoraima’ é um guia de turismo ecológico no Estado.


O aplicativo ‘BiblioUFRR’ vai permitir a consulta e reserva de exemplares do acervo da Biblioteca Central. Também está em andamento um projeto para a área de saúde, focado nos prontuários médicos, e outro para a educação a distância.

registrado em:
Fim do conteúdo da página