Pronat – Pesquisadora descobre substância que pode curar até cinco tipos de doenças
Uma substância extraída do óleo essencial da árvore Trattinnickia burserifolia, existente na região do Tepequém, no município de Amajari, pode auxiliar o combate de cinco tipos de doenças causadas por bactérias.
A descoberta é resultado de uma pesquisa desenvolvida pela mestranda em Recursos Naturais da UFRR, a bióloga Gisele de Oliveira. O projeto contou com a colaboração dos professores doutores Francisco das Chagas Nascimento e Antônio Alves, do Programa de Pós-Graduação em Química. Houve ainda a orientação do professor doutor Henrique Eduardo Bezerra da Silva e a co-orientação do professor doutor Marcos Vital. A pesquisa foi custeada com recursos da Instituição.
O trabalho foi apresentado no 62º Congresso Internacional e Encontro Anual da Sociedade de Plantas Medicinais e Investigação em Produtos Naturais, no Campus de Azurém na Universidade do Minho e no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, no início deste mês.
A pesquisa também será publicada em uma revista de nível internacional, Planta Médica.
A pesquisa – A mestranda do Pronat aplicou vários testes a esta substância encontrada no óleo extraído da árvore encontrada na serra do Tepequém e constatou haver constituintes de interesse biotecnológico e microbiano na composição química da planta.
A substância, conforme a pesquisadora, pode auxiliar no combate de doenças que causam diarreia, infecção ginecológica em mulheres ou candidíase oral.
Pronat – Acesse o endereço http://ufrr.br/pronat/index.php?option=com_content&view=article&id=61&Itemid=298 e conheça mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais.
Redes Sociais