3 ANOS - Rádio Universitária veicula programação especial de aniversário
A Rádio Universitária (FM 95,9) completa três anos em setembro. Para comemorar o aniversário, a emissora veiculará neste mês uma programação especial. Nesta terça-feira (16), a partir das 19h, vai ao ar o radiodocumentário “Os Jovens, a Rima e o Repente”, que conta a história dos repentistas Buriti e Bacaba. Com produção de Jonathas Machado e Cláudio Lavôr, a narrativa foi premiada com uma menção honrosa na Mostra Competitiva Nossa Onda, realizada pela Cinemateca Brasileira de São Paulo.
Além do radiodocumentário, a FM 95,9 transmitirá no dia 19 de setembro, sexta-feira, a partir das 19h, o programa musical “UFRR 25 anos”, com a reprodução do show de aniversário da Universidade Federal de Roraima, que ocorrerá no dia 14 deste mês e terá a participação de 17 artistas locais.
O Rock & História, apresentado todas as quintas-feiras pela jornalista Isah Carvalho, irá relembrar os principais temas debatidos pela atração. O programa vai ao ar no dia 18 de setembro, às 13h, com a participação de Victor Matheus, vocalista da banda Veludo Branco.
No período de 23 a 26 de setembro, a Rádio e a TV Universitária irão veicular as entrevistas realizadas com os candidatos ao Governo de Roraima. A FM 95,9 transmitirá a partir das 19h, enquanto o canal 2 veiculará a partir das 18h30, durante o telejornal Repórter Roraima.
Para encerrar a programação de aniversário, a Rádio Universitária pretende veicular, até o final do mês, um radiodocumentário sobre a trajetória da emissora ao longo destes três anos. Segundo a coordenadora da FM 95,9, a jornalista Raphaela Queiroz, a ideia é que a narrativa aborde não apenas a história da emissora, mas também um pouco sobre a importância da Comunicação Pública para a sociedade.
“A Rádio Universitária tem apenas três anos de existência, mas queremos marcar o aniversário da emissora com um Rádiodocumentário como uma forma de ter um acervo histórico para auxiliar os acadêmicos de jornalismo e mostrar o nosso papel como emissora pública para toda sociedade”, disse.
O radiodocumentário terá apoio cultural da Biosphere Records, que fará a trilha original da narrativa.
Projetos – A Rádio Universitária tem dois projetos em andamento. O primeiro deles é o programa Vida Saudável, dedicado à saúde e bem-estar. A atração é um projeto de extensão em parceira com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Procisa) da UFRR e a Fundação Ajuri. A estreia está prevista para o mês de outubro deste ano. Outro projeto é o lançamento de um edital para quem quiser ter um programa na Rádio Universitária. A proposta é dar espaço para a produção independente, por meio de atrações culturais e educativas.
“Nós temos outros projetos em vista, a médio prazo, mas acima de tudo, o que queremos é fortalecer a Comunicação Pública em Roraima, levando ao ar produtos educativos, culturais e de interesse social e criar um vínculo maior com o nosso público e com Coletivos Culturais”, afirma a coordenadora.
HISTÓRIA DA RÁDIO – A FM 95,9, foi lançada oficialmente no dia 16 de setembro de 2011, durante o I Seminário de Comunicação Pública, realizado pelo Núcleo de Rádio e TV. A partir de então, a emissora formalizou a parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pelas Rádios Mec (AM e FM), Nacional de Brasília (FM e AM), Nacional da Amazônia (AM), Radioagência Nacional e TV Brasil.
PARCEIROS – Além da EBC, a Rádio Universitária tem parceira com a Unesp FM, emissora vinculada à Universidade Estadual Paulista; e com a Rádio Voz da Rússia, companhia estatal russa de radiodifusão para o exterior, que existe há 84 anos e está disponível em 44 idiomas, em 160 países. A FM 95,9 tem ainda o apoio da Fundação Ajuri da UFRR.
EQUIPE – Atualmente, a equipe da Rádio Universitária é formada pelos seguintes profissionais: Operadores de áudio (Carlos Camacho, Grazziano Pheroudine e Reginaldo Júnior), Jornalistas (Otacílio Gabriel , Raphaela Queiroz e Yasmin Guedes), Locução (Monique Oliveira ), Estagiária (Landara Medeiros), Divisão Técnica (Renato Rocha) e a Fonoaudióloga (Antônia Emanoela). Colaboradora: Isah Carvalho (Rock & História).
Redes Sociais