Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

 Produtora pública de cinema será criada na UFRR

Published: Monday, 01 September 2014 15:14 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:12

A Secretaria de Audiovisual (SAV), vinculada ao Ministério da Cultura, concedeu no final do primeiro semestre deste ano, nota de crédito no valor de R$ 300 mil para a aquisição de equipamentos destinados ao Núcleo de Produção Digital (NPD) que será revitalizado na UFRR.

 

Os Núcleos de Produção Digital (NPDs), no âmbito do Programa Olhar Brasil (SAV/MinC), são espaços democráticos, gratuitos e acessíveis a todas as classes da sociedade, voltados para a produção e difusão do conteúdo audiovisual brasileiro, com estrutura humana, física, tecnológica e metodológica. A ação tem o objetivo de formar e consolidar parcerias com os estados para o desenvolvimento da atividade audiovisual nas diversas regiões do país.

 

Os NPDs visam apoiar a produção audiovisual independente, por meio do fornecimento de equipamentos adequados, bem como de serviços técnicos especializados, promovendo a formação e o aprimoramento profissional e artístico de técnicos e realizadores audiovisuais nas mais diversas funções. Os equipamentos são entregues aos Núcleos por meio de empréstimo de comodato, podendo ser doados em definitivo após a avaliação do funcionamento do espaço por um período de dois anos.

 

O NPD em Roraima foi aprovado em edital da SAV ainda no ano de 2009. Em 2010 e 2011 ofereceu diversos cursos técnicos na primeira fase de implantação por meio do apoio da SAV/MinC. Por cessão de equipamentos aos produtores independentes de Roraima, nesta segunda fase, o NPD/RR funcionará como uma produtora pública e promoverá a formação e o aperfeiçoamento técnico e artístico, incentivando estudos e pesquisas na área do audiovisual em suas diversas linguagens, suportes e manifestações.

 

Comitê - O Comitê Gestor define a política de uso de equipamentos e serviços do NPD/RR, além de fixar normas de funcionamento, o cronograma de implantação e dirimir eventuais dúvidas e divergências no desenvolvimento dos trabalho. Os membros do Comitê Gestor do NPD/RR são: Universidade Federal de Roraima, Núcleo de Rádio e TV Universitária, Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas/RR, Secretaria de Cultura do Estado de Roraima, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/RR, Serviço Social do Comércio/RR e Coletivo Canoa Cultural. Estas entidades são reconhecidas como polos de fomento do audiovisual em áreas como formação, realização e exibição. Cada entidade tem um representante titular e suplente. 

 

O NPD funciona no espaço do NRTU/UFRR. “A composição do Comitê Gestor nos estados onde já funcionam ou vão funcionar os NPDs é uma importante diretriz da SAV/MinC que visa criar um entendimento entre quem exibe, capacita ou realiza audiovisual de qualquer gênero e assim garantir o acesso democrático à sociedade por meio da política de uso destes equipamentos e do próprio regimento interno do NPD”, afirma o jornalista Éder Rodrigues, coordenador do Núcleo no estado. 

 

A ideia de funcionar como uma produtora pública com o empréstimo de equipamento está vinculada à capacitação no uso destes equipamentos. “Muito mais que ter equipamentos em Roraima para cinema, precisamos que os técnicos aprimorem ainda mais a utilização destas ferramentas em seus filmes. Neste sentido, o Comitê Gestor vai estruturar seu plano de trabalho, submetendo demandas por formação junto ao CANNE, que é o Centro Audiovisual Norte-Nordeste e o CTAV, o Centro Técnico Audiovisual, que são órgãos vinculados à Secretaria de Audiovisual”, garantiu o coordenador.    

 

O Canne realiza cursos gratuitos de curta duração com o objetivo de atender interessados em audiovisual e áreas afins, de modo a aperfeiçoar, reciclar e desenvolver conteúdos técnicos e artísticos, além de manter o intercâmbio de experiências com profissionais de diversas áreas.

 

Programa Olhar Brasil - O programa Olhar Brasil, do Ministério da Cultura do Governo Federal tem como missão apoiar a produção audiovisual independente, favorecendo a formação e o aprimoramento de técnicos e realizadores. Também visa formar e consolidar parcerias para o desenvolvimento da atividade audiovisual nas diversas regiões do país, por meio dos Núcleos de Produção Digital. Saiba mais sobre o Olhar Brasil em todo o país. Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

registrado em:
Fim do conteúdo da página