Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR comemora 25 anos de desafios e conquistas

Published: Tuesday, 02 September 2014 14:12 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:12

 

Fundada em setembro de 1989, a primeira instituição federal de ensino superior de Roraima possui atualmente mais de oito mil alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação ofertados nos campi Paricarana, Murupu e Cauamé. São oferecidos 45 cursos de graduação, sendo 26 bacharelados, 18 licenciaturas e um tecnológico. Além disso, a UFRR tem dez cursos de mestrado e dois doutorados. A Universidade conta com cerca de 800 servidores e se consolidou como a principal instituição de ensino do Estado.

Em setembro a UFRR completa 25 anos de fundação e  para celebrar a data, a instituição, que se firmou como um importante centro do desenvolvimento regional por meio do ensino, pesquisa e extensão, preparou uma vasta programação que envolve atividades acadêmicas, sociais, esportivas e culturais.

As comemorações têm como slogan ‘UFRR 25 anos: saberes da Amazônia para o mundo’. O foco é promover o encontro entre os saberes locais e globais, ressaltando como a Universidade trabalha para a construção do conhecimento no século XXI.

“A UFRR, desde o primeiro dia de atividades, em 1989, tem sido responsável pelo desenvolvimento de Roraima e da Amazônia. Por isso, preparamos uma programação diversificada com homenagens a pessoas que contribuíram nesse período histórico, momentos culturais e acadêmicos”, afirmou a reitora Gioconda Martínez.

A programação iniciou com a abertura dos Jogos Internos da UFRR no dia 1º de setembro. No dia 8, a Universidade vai homenagear os fundadores da UFRR, ex-reitores e os primeiros formandos.Também haverá o musical “Lua e flor, Amazônia”, às 19 horas, no auditório do Centro Amazônico de Fronteira (CAF).

No dia 10, será realizada a Aula Magistral ‘UFRR 25 anos: conquistas e desafios’, com o juiz federal Hélder Girão Barreto. A palestra será no auditório Alexandre Borges, às 19h. Na ocasião também haverá apresentação dos professores de Música: Gilberto e Eduardo.

No dia 12, artistas regionais se apresentam em um show musical, às 19h. O II Passeio Ciclístico Intercampus Paricarana/Cauamé será no dia 13, às 7h. E a Corrida Comemorativa da UFRR encerra a programação no dia 14, às 17h.

Leia abaixo o histórico dos artistas que compõem o show dos 25 anos da UFRR:

Pedro Linke & Renato José – Atuantes na produção de música instrumental em Roraima, a dupla lançou em 2008 seu primeiro CD Terra dos Ventos. Em 2011, com a participação do violoncelista Elson Arcos, lançaram o CD Corda com Corda. No repertório, além de composições próprias, a presença de músicas de compositores locais em versão instrumental.

Neuber Uchôa – Um dos principais protagonistas do Movimento Cultural Roraimeira, o cantor e compositor já lançou 04 CDs solos e 03 com o Trio Roraimeira. Com um pé na tradição e outro na modernidade é um dos artistas mais populares do Estado de Roraima.

Zeca Preto – Autor da música Roraimeira, que batizou o movimento, é um cantor e compositor com profundas raízes culturais trazidas do Pará, seu estado natal. Já lançou 05 CDs solos, 03 com Trio Roraimeira e 02 em parceria com Neuber Uchôa. Consta na sua lista de obras artísticas o livro de poemas Beiral.

Euterpe – Cantora e compositora, participa e já ganhou prêmios em festivais de música, lançou seu primeiro CD Batida Brasileira em 2009, através da Funarte contemplada pelo Projeto Pixinguinha. Prepara o lançamento ainda este ano do CD Batida Brasileira 2, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Roraima. No repertório, composições próprias e músicas de compositores da Amazônia e do Brasil.

George Farias – Cantor e compositor, músico e professor de música, tem grande atuação na vida artística em Roraima e no Ceará, seu estado natal. Já lançou os 03 CDs com composições próprias e parcerias com outros compositores locais.

Ben Charles – Músico, produtor, cantor e compositor, é presença atuante na cena musical roraimense e já lançou 05 CDs solos com suas composições. Em 2014, contemplado pelo projeto Amazônia das Artes, do SESC, realiza turnê pelas 10 capitais da Amazônia Legal divulgando seu mais recente CD Carimbó Eletro Seco – ou o amor nos tempos do aquecimento global.

Ricardo Nogueira - cantor e compositor, tem como marco histórico de sua carreira o fato de ter sido o vencedor do I Festival de Música de Roraima, realizado em 1980. De lá pra cá, dedicou-se a uma produção musical autoral original e própria, fazendo dele um artista diferenciado e totalmente voltado para as raízes regionais.

Halisson Crystian - iniciou sua carreira aos 13 anos de idade destacando-se como intérprete excepcional dos compositores locais. Filho do cantor e compositor Ailton Cruz, Halisson já lançou 03 CDs com repertório de composições de artistas da região amazônica. É criador do Recreio Musical, um projeto cultural realizado em escolas públicas do Estado de Roraima.

Lionella Edwards - filha do cantor e compositor Mike, da Banda Gui-Bras, Lionella cresceu no meio artístico e musical de Boa Vista e agora desponta como talento revelação da música roraimense. Dona de uma voz poderosa, suas interpretações são marcantes tanto em português quanto em inglês, sua segunda língua.

Sérgio Barros - cantor, compositor, professor de música e arrajandor, já lançou 02 CDs com seu trabalho autoral e em parceria com poetas letristas. Cearense de nascimento, Serginho, como é carinhosamente conhecido é um dos mais competentes e criativos artistas do cenário musical de Roraima.

Leka Denz - gaúcha de nascimento e roraimense de coração, Leka Denz é dos mais recentes destaques da música roraimense. Intérprete versátil, ela canta em vários idiomas, trabalha no grupo Regio-Jazz, uma proposta de fusão da música regional e a linguagem jazzística. Interpretando a música Lindo (George Farias/João Aroma) foi a vencedora do Festival Canto Forte 2014.

Artur Mesquita - cantor e compositor roraimense, teve grande atuação nos anos 80, participando de shows e festivais da época. Gravou um compacto simples com destaque para a música Caxambu. Embora afastado dos palcos, continua participando da vida musical roraimense de forma alternativa.

Mike - cantor e compositor de origem guianense, criador da banda Gui-Bras, é um grande nome da música reggae produzida em Roraima. Já fez apresentações em outros estados brasileiros, lançou 03 Cds com suas composições e um DVD onde interpreta além do seu trabalho autoral músicas do cantor.

Ernandes Dantas - cantor, compositor, produtor cultural e professor, Ernandes é natural de Mucajaí. Com grande atuação na vida cultural daquele município, participa de shows e festivais e já lançou o livro de poemas Sons, Imagens e Gestos e o CD Mosaico com suas composições e de outros autores regionais.

Eliakin Rufino - cantor, compositor e poeta, junto com Neuber Uchoa e Zeca Preto, criaram o Movimento Cultural Roraimeira que em 2014 comemora 30 anos de atividade artística. Já lançou 05 Cds com suas composições, 03 Cds com o Trio Roraimeira e 10 livros de poemas.

Kárisse Blós - filha da maestrina e diretora do Coral Canarinhos da Amazônia, Kárisse traz a música no sangue e na alma. Canta desde a infância e tem se detacado no cenário musical roraimense como intérprete de shows e festivais. Planeja para breve a gravação de um CD com músicas de compositores locais.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página