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Tecnologia- UFRR faz investimento de 5,8 milhões em equipamentos de Data Center

Published: Friday, 22 March 2019 07:30 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:23

Com o objetivo de manter os serviços e os sistemas de Tecnologia de Informação (T.I) o maior tempo possível ativos e sem falhas, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) assinou o contrato para o fornecimento e implementação de solução em equipamentos de Data Center e replicação de dados. A solução irá atender à crescente demanda de processamento e armazenamento de dados da instituição.

O projeto faz parte do Planejamento Estratégico Institucional 2025 da UFRR, e teve início em 2015. Ao todo foram investidos o equivalente de R$ 5.831.960,45 em equipamentos e serviços.

O Data Center irá contribuir com um princípio básico da Política de Segurança de Informação, a disponibilidade, que visa garantir que as informações estejam à disposição de gestores, servidores, alunos e colaboradores para consulta a qualquer momento, assegurando sua acessibilidade.

 Alta disponibilidade em Data Center-  É uma solução de T.I. completa que envolve hardware (equipamentos), software (programas de computador) e serviços especializados (instalação e configuração), além de nobreaks para proteção contra surtos de energia elétrica.

 A Diretora de Tecnologia e Informação da UFRR, Aline Tavares explica que atualmente a capacidade de armazenamento de informações é limitada.

“Quanto mais redundância “alta disponibilidade” existir, menores serão os pontos únicos de falhas, menor será a probabilidade de interrupções nos serviços dependentes da T.I. Hoje não temos espaço para backups de informações críticas e se algum provedor de serviços der problema, os sistemas relacionados a ele terão que ser interrompidos até que o problema seja solucionado. Na solução de Alta Disponibilidade, quando acontece algum problema como esse, o outro servidor assume a função do servidor com defeito e a instituição continua trabalhando normalmente com todos os arquivos atualizados”, disse, Tavares. 

A elaboração do projeto ficou por conta da Coordenação de Administração de Rede e Internet - CARI, da Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) com apoio administrativo da Diretoria de Compras (DC), e a captação de recursos pela Pró- reitoria de Planejamento (Proplan) e a Pró- reitoria de Administração (Proad).

A previsão inicial para a finalização das entregas e serviços especializados contratualmente é fevereiro de 2020.

 

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