Eagro/UFRR - Projeto desenvolve oficinas sobre educação ambiental e sustentabilidade
Nesta sexta-feira (01/3), ocorreu na Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (Eagro/UFRR), o lançamento do Projeto “Educação Ambiental e Sustentabilidade”. A iniciativa é resultado de uma parceria da UFRR com a Vara de Penas e Medidas Alternativas do Tribunal de Justiça de Roraima (Vepema/TJRR).
Com o objetivo de proporcionar conhecimento e conscientização a respeito da preservação ambiental, o programa irá ofertar cursos e oficinas envolvendo os estudantes da Eagro e a comunidade do Projeto de Assentamento Nova Amazônia.
Para a coordenadora do projeto, Júlia Almeida, a colaboração de professores de diversas disciplinas é fundamental: “Vamos conseguir demonstrar o conceito de educação ambiental e trabalhar a interdisciplinaridade, executando várias atividades como oficinas, palestras e cursos. ”
O professor Jandiê Araújo, diretor da Eagro, o projeto também é uma oportunidade para transformar produtos tidos como descartáveis em possíveis geradores de renda para a comunidade. “Uma garrafa pet, por exemplo, pode se transformar em uma flor e ser comercializada. Desta forma, vamos potencializar a comunidade; colaborando com geração de emprego e renda com conscientização”, afirma.
O professor Américo Lyra, vice-reitor da UFRR, destacou a importância da colaboração de órgãos parceiros. “Parcerias como esta são extremamente importantes por mostrarem a preocupação que o Estado tem tido com a sociedade”, disse.
A estudante da primeira série, Karen Gabrielly, pretende levar adiante o que aprender. “Podemos contribuir ajudando nas oficinas, limpando, e principalmente, passando o conhecimento que vamos adquirir nos cursos. Levando isso para frente e para a vida adulta”.
Este é o segundo projeto ambiental desenvolvido pela Eagro. No primeiro, os alunos e comunidade colocaram em ação as práticas agroecológicas, trabalhando com a produção de compostagem, minhocários e canteiros de horta.
Redes Sociais