Reeducando do Projeto João de Barro é aprovado no Vestibular da UFRR
Aprovado em quarto lugar, pela modalidade ampla concorrência do Vestibular 2019, o reeducando Marcos Soares, de 51 anos, vai cursar Licenciatura em Letras- Espanhol na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Atualmente, o reeducando está em regime aberto. Há quatro anos, participa do projeto João de Barro da UFRR, que tem como objetivo oferecer oportunidade de recomeço aos reeducandos do sistema penitenciário de Roraima, por meio de várias atividades na área de infraestrutura.
O calouro de Letras- Espanhol, conta que o sonho de voltar a estudar e atuar na área da educação agora se torna realidade para construção da sua nova história.
“Parei no tempo, passei muito anos sem estudar, fiz muita coisa errada e perdi tempo. Mas a necessidade de ter uma formação, uma profissão, me motivou. Tive uma infância normal, porém, por algum motivo, sair da rota, fui preso por drogas e condenado há 12 anos de prisão. E foi assim que conheci o Projeto João de Barro dentro da penitenciária, me inscrevi e fui selecionado, comecei quando iniciou regime semiaberto ”, explicou o reeducando.
Para tentar uma vaga na UFRR, Marcos estudou em casa e também participou cursinho pré-vestibular solidário da instituição, que beneficia candidatos de baixa renda interessados em cursar uma graduação na UFRR. Além disso, o gosto pela leitura influenciou na escolha do curso.
Nova História- Condenado desde 2008, por tráfico de drogas, Marcos, finaliza sua pena ainda este ano. O mais novo acadêmico, ressalta ainda que no momento deseja viver um dia de cada vez. “Minhas expectativas são boas, estou começando agora. A gente pensa tanta coisa, mas estou otimista. Diria que sou o retrato do Brasil, sempre penso que a coisa vai melhorar. A gente sempre vai acreditando, dando um voto de confiança. ”, finalizou.
Projeto João de Barro- Implantado em 2004, o projeto é uma parceria da Universidade Federal de Roraima (UFRR) com a Secretária com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).
Redes Sociais