Projeto da UFRR oferta oficina de robótica para estudantes do ensino médio de Roraima
São muitos os obstáculos a serem enfrentados pelas mulheres no campo da Ciências. Segundo dados da organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), apenas 28% dos pesquisadores de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas do mundo são mulheres.
Com o intuito de colaborar para o aumento da representatividade feminina nas ciências, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) está realizando o projeto “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação”, aprovado na Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018.
O projeto, desenvolvido por professores dos departamentos de Engenharia da computação, Engenharia elétrica e Física, levará oficinas de robótica para estudantes de quatro escolas de ensino médio de Roraima (três em Boa Vista e uma escola indígena em Amajari).
As turmas serão compostas por até 30 jovens, as quais terão contato com programação, automação, eletricidade e engenharia.
SELEÇÃO - Para a realização das oficinas, foram selecionadas bolsistas de Iniciação Científica (IC) na UFRR, além de nove alunas do Ensino Médio para atuarem como Iniciação Científica Júnior (ICJ).
Elas serão orientadas pelas professoras das respectivas instituições, as quais também irão compor a equipe de trabalho do projeto.
Redes Sociais